Brasil fica sem medalhas no MTB

Atualizado em 16 de outubro de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Primeira modalidade do ciclismo nos Jogos Pan-Americanos, o Mountain Bike não trouxe medalhas para o Brasil. Apesar dos prognósticos favoráveis, nem Rubens Donizete e Edivando Cruz, no masculino, e Erika Gramiscelli, no feminino subiram ao pódio.

Entre os homens, os brasileiros adotaram uma tática agressiva e chegaram a figurar na liderança com Donizete, mas um pneu furado no quilômetro final prejudicou as chances de subir ao pódio. O ciclista terminou o percurso empurrando a bike e foi aplaudido pelo público presente.

“Faltando um quilômetro para o final, me fura o pneu dianteiro. Eu tinha todo o equipamento para trocar, câmara, o gás para encher o mais rápido possível, mas como faltava um quilômetro para a chegada, resolvi não perder tempo com isso. Ia perder uns 40 segundos para trocar o pneu. Resolvi mesmo chegar empurrando”, afirmou Rubinho, que terminou com a quinta posição e completou o percurso em 1h36min39s.

Edivando Cruz, medalha de prata em Santo Domingo 2003, concluii a prova na sexta colocação, com 1h36min50s.

O ouro ficou com o colombiano Hector Paez com 1h31min12s. Max Plaxton, do Canadá, foi o segundo e o bronze ficou com o americano Tyrone Bishop.

Dificuldades para Gramiscelli

No feminino, Erika Gramiscelli acabou na 12ª posição. O ouro ficou para a americana Heather Irmiger (1h34min09s), a prata para a mexicana Laura Morfin e o bronze para a canadense Amanda Sin.

“O resultado no papel não foi bom, mas as condições, como a altitude, não favoreceram. Estava doente e, mesmo assim, competi até o fim”, reforçou a mineira Erika Gramiscelli, que também teve problemas com as marchas da bicicleta e acabou se distanciando do pelotão da frente fechando com 1h50min43.