Brasil faz festa na Argentina

Atualizado em 05 de novembro de 2007
Mais em

Brasileiros vão bem na Maratona de Buenos Aires e Sirlene Pinho vence e quebra o recorde da prova

 

Por Odara Gallo

Foto: Nicolas Anguita

 

A 7ª Maratona Internacional de Buenos Aires, realizada neste domingo, 04/11, teve brasileiros no pódio e até quebra de recorde da prova. Foram cerca de 3.500 atletas de 22 países, que saíram do Parque Roca, no sul da capital da Argentina, e chegaram no Parque de los Niños, no extremo norte da cidade.

 

O brasileiro Paulo da Silva foi o terceiro colocado, com 2h19min, atrás de Óscar Cortínez e Juan Carlos Cadona, que venceu a prova. Apesar de não ter sido campeão, o brasileiro comemorou o resultado, por considerar o percurso difícil.

 

No feminino, o resultado foi ainda melhor, já que Sirlene Souza de Pinho, medalha de bronze na maratona do Pan do Rio, venceu e bateu o recorde da prova. A baiana completou o percurso em 2h39min8s, mais de quatro minutos à frente da argentina Stella Sonia, a segunda colocada.

 

O tempo conquistado pela baiana radicada em Santos a deixa próxima à vaga para a maratona nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, mas ela conta que esperava ter completado a prova com uma marca melhor. “Queria correr para 2h35min ou 2h36min no máximo. Estava tranqüila, mas faltando cinco quilômetros meu ritmo caiu, porque as panturrilhas endureceram por causa do frio. Estava ventando muito e frio demais”, contou. A média de temperatura da prova foi de 10°C.

 

“Passei o km 30 para 1h51min e pensei que já poderia conseguir o índice para Pequim, mas ventou muito”, lamentou a atleta. Ela pensa em voltar a participar de uma maratona internacional em março, mas aguarda o parecer do técnico. “Quem vai decidir será o Valmir Nunes. Vou treinar ainda mais, porque fiquei feliz com o meu desempenho”, falou.

 

:: Serviço

7ª Maratona Internacional de Buenos Aires

Data: 4 de novembro

Clima: ameno, céu limpo

Temperatura: de 9ºC a 14ºC

Umidade: entre 58% e 38%

Largada: 7h30

Participantes: 3.500 pessoas