Brasil confirma equipe para o Mundial

Atualizado em 16 de setembro de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Com poucos dias para o início do Campeonato Mundial de Ciclismo, na Dinamarca, a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) anunciou na tarde desta sexta-feira a lista de atletas que estarão representado o Brasil na competição, que acontece entre os dia 19 e 25 de setembro em Copenhague.

A principal surpresa é a presença da ciclista Luciene Ferreira (Funvic/ Marcondes Cesar/Pindamonhangaba). Atual campeã brasileira de contrarrelógio e líder do ranking feminino, Luciene não figurou entre as atletas selecionadas para os Jogos Pan-Americanos de Guadalaraja, o que gerou polêmica ocasionando até mesmo uma ação política do deputado Edson Giroto, do Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o parlamentar encaminhou ofício ao Ministro do Esporte, Orlando Silva, no qual informa e questiona os critérios adotados pela CBC.

Outra confirmação foi a ausência de Murilo Fischer (Garmin-Cervélo). O catarinense, com uma fratura na mão na Vuelta a España, no entanto, deverá defender o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Seu substituto no Mundial será Otávio Bulgarelli (Farnese-Vini), de 26 anos, que defendeu a Seleção no Pan do Rio.

Gregory Panizo (Clube DataRo de Ciclismo), Rafael Andriato (Petroli Firenze) também foram confirmados na Elite, enquanto Gideoni Monteiro (Team Brilla) e Carlos Manarelli (Generali Ballan) serão os representantes no sub 23.

No feminino, além de Luciene, a ciclista Flávia Oliveira (Vaiano Solaristech), brasileira melhor colocada no ranking internacional, e Márcia Fernandes (São José dos Campos) serão as representantes brasileiras no continente europeu.

“Montamos uma equipe bastante forte para disputar este mundial. Procuramos escalar atletas com qualidades específicas para a prova de Estrada e apesar da ausência do Murilo Fischer, que teve uma fratura em acidente na Volta da Espanha, esperamos um ótimo desempenho dos ciclistas”, comentou Antônio Carlos Silvestre, técnico da seleção de pista.

Rafael Andriato vem tendo uma temporada de destaque na diletante italiana

Masculino
Elite
Rafael Andriato (Petroli Firenze)
Otavio Bulgarelli (Farnese Vini)
Gregolry Panizo (DataRO)

Sub-23
Alexandre Manarelli (Generalli-Ballan)
Gideone Monteiro (Team Brilla)

Feminino
Flavia Oliveira (Vaiano Solaristech)
Luciene Ferreira (Funvic-Pindamonhangaba)
Márcia Fernandes (São Jose dos Campos)