Botas de correr

Atualizado em 17 de janeiro de 2012
Mais em

Por Fernanda Silva

O Kangoo Jumps é um calçado suíço resultado de 13 anos de estudos e pesquisas. Em forma de uma bota, com uma espécie de mola nos solados e um sistema de amortecimento, o calçado trabalha diversos grupos musculares, além de melhorar a circulação sanguínea. Indicado para o treinamento de corredores e atletas em geral, o aparelho também pode ser uma ótima opção para tirar pessoas do sedentarismo.

“Para pessoas sedentárias, a diversão proporcionada pelo Kangoo é uma facilidade que incentiva a fazer exercícios e a melhorar a qualidade de vida”, indica Júlio Neves, diretor da Kangoo Jumps. Outra vantagem do equipamento é a praticidade, pois pode ser facilmente carregado em uma mochila. A única ressalva é para a hora de se equilibrar com o Kangoo, a dica é pisar no meio do solado sem ficar olhando para baixo.

Na corrida
Desde jovens até idosos (não é recomendado apenas para menores de seis anos ou com menos de 32kg), o uso do calçado aprimora os movimentos, independente do objetivo do corredor. Se a meta for emagrecer, ele proporciona um alto gasto calórico; se for melhorar o desempenho no esporte, ele corrige a postura e as passadas, além de reduzir o impacto em cerca de 80%.

Agora, se o atleta for iniciante e se sentir um pouco inseguro ao treinar com o Kangoo, o conselho é aprender a pisar no centro da bota e dar passadas um pouco mais largas.

Outro ponto positivo para o corredor é que o equipamento atua na prevenção e recuperação de lesões. “O calçado ajuda a prevenir problemas nas regiões do quadril, joelho e tornozelos – principais locais lesionados que afastam os praticantes da corrida, pois reduz o impacto da atividade. Por isso, ele melhora a performance do atleta, otimizando o treinamento”, explica Edu Costa, Master trainer Kangoo Jumps Brasil e professor da academia Cia Athletica, em São Paulo.

“Em corredores lesionados, que estão retornando de grandes períodos de descansos, ele ajuda a recuperar a musculatura e o desempenho num geral”, acrescenta Costa.

O calçado proporciona ainda a chance do atleta praticar a pliometria: exercícios que consistem na rápida aceleração e desaceleração dos músculos. Esses exercícios pliométricos servem para treinar a musculatura e o sistema neural para gerarem a contração e o relaxamento, melhorando assim a contração muscular e explosão dos atletas durante a corrida.

O produto
Os preços do “Kangoo Jumps” variam de R$ 500 a R$ 800, dependendo do modelo. Para mais informações de compra e de aulas com o calçado, acesse: www.kangoojumps.com.br.