Boom vence Volta da Grã-Bretanha

Atualizado em 19 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Mark Cavendish (HTC-Highroad) venceu a última etapa (8ªb) da Volta da Grã-Bretanha nesta segunda-feira (19), em Londres. Lars Boom (Rabobank), que liderou a prova desde que venceu o 3º estágio, manteve-se na liderança e se tornou o primeiro holandês a conquistar o título.

“Foi incrível. Londres é uma cidade maravilhosa e eu não esperava por tudo isso. O público foi demais, torcendo bastante e proporcionando uma semana maravilhosa aos ciclistas. Estou muito feliz, acordei com uma vontade muito grande de vencer e muito confiante em mim e em minha equipe. É diferente pedalar com seis atletas no time. Achei que a HTC-Highroad estava menos forte do que é normalmente e viemos com uma equipe muito competitiva, o que foi fundamental para que eu saísse com a vitória no dia de hoje”, comemorou Boom.

O dia contou com duas etapas, que foram disputadas no mesmo local, em um percurso de 8,8 quilômetros. O pelotão realizou dez voltas, percorrendo um total de 88,5 quilômetros na etapa final. O estágio, vencido pelo britânico, não modificou em quase nada a situação da classificação geral da prova.

Kristian House (Rapha Condor-Sharp) e Ronan McLaughlin (An Post-Sean Kelly) foram os protagonistas da fuga principal do dia, que ocorreu no início do estágio. Os escapados relutaram bastante, no entanto, foram neutralizados na última volta, antes da chegada do pelotão em sprint.

Cavendish, que não se arriscou muito para chegar bem no Campeonato Mundial, comentou sobre a vitória. “A prova tem sido muito boa para mim, pois conquistei algumas vitórias e me preparei bem para o Mundial. Estou muito satisfeito com o trabalho de toda a equipe, consegui controlar meus treinos e vencer duas etapas, o que é ótimo”.

Classificação da etapa:

1 Mark Cavendish (GBR/HTC-Highroad) 1h59min13s
2 Mark Renshaw (AUS/HTC-Highroad) m.t.
3 Robert Förster (ALE/UnitedHealthcare) m.t.
4 Geraint Thomas (GBR/Sky) m.t.
5 Ben Swift (GBR/Sky) m.t.
6 Giacomo Nizzolo (ITA/Leopard-Trek) m.t.
7 Tobyn Horton (GBR/Motorpoint) m.t.
8 Andrew Fenn (GBR/An Post – Sean Kelly) m.t.
9 Dan Craven (NAM/Rapha Condor – Sharp) m.t.
10 Stijn Neirynck (BEL/Topsport Vlaanderen – Mercator) m.t.

Classificação Geral:

1 Lars Boom (HOL/Rabobank) a 26h57min35s
2 Stephen Cummings (GBR/Sky) a 36s
3 Jan Barta (CZE/NetApp) a 55s
4 Linus Gerdemann (ALE/Leopard Trek) a 57s
5 Jonathan Tiernan-Locke (GBR/Rapha Condor – Sharp) a 01min03s
6 Iker Camano Ortuzar (ESP/Endura Racing) a 01min07s
7 Jelle Wallays (BEL/Topsport Vlaanderen – Mercator) a 01min12s
8 Joost Posthuma (HOL/Leopard-Trek) a 01min13s
9 Leopold Konig (Cze/NetApp) a 01min19s
10 Daniel Lloyd (Gbr/Garmin-Cervélo) a 01min25s e