Boas pedaladas

Atualizado em 12 de março de 2009
Mais em

Por Hélio Castello*

Como todo exercício aeróbico realizado sob orientação e em condições adequadas, o ciclismo é uma prática de grande valor, pois contribui para o condicionamento cardiovascular e respiratório, além de agir positivamente na saúde ósteo-muscular, desenvolvendo a dinâmica do indivíduo e diminuindo o impacto como ocorre com a corrida.

A atividade com bike pode, quando juntamente com uma alimentação balanceada, contribuir com o controle do peso, com os níveis de colesterol, níveis de pressão arterial e de glicose no sangue (diabetes), além de estimular a convivência social, é uma ótima opção para ser alternada com os treinos de corrida.

Quanto à duração do exercício vale dizer que, se o foco é condicionamento físico cardiovascular, pode-se praticar por 30 minutos três vezes por semana. Já se a intenção é perder peso, há necessidade de pelo menos 45 a 60 minutos nestas três vezes da semana e com velocidade ou esforço pouco maior.

Claro que tudo tem que ser feito após uma boa avaliação física e cardiovascular, e o incremento do esforço deve ser paulatino e progressivo para não ocorrer lesões.

Não esqueça:
• Leve sempre água;
• Use roupa e tênis adequados;
• Procure posicionar-se de forma correta na bicicleta;
• Não ultrapasse os limites do seu corpo;
• Se possível, desconecte-se dos problemas durante exercício, curta-o, assim você também diminui a agressão do estresse.

Fora isso, boas pedaladas! E sempre tome cuidado com o trânsito!

* Hélio Castello é cardiologista, diretor da Angiocardio e coordenador do centro de hemodinâmica e intervenções cardiovasculares do Hospital Bandeirantes (SP)