13ª BM&FBOVESPA Centro Histórico

Atualizado em 11 de agosto de 2008
Mais em

O Vale do Anhangabaú recebeu na manhã deste domingo, 10 de agosto, cerca de 6 mil corredores que se concentravam para a 13ª edição da Corrida BM&FBOVESPA Centro Histórico, evento realizado em homenagem ao Dia do Bancário, que é comemorado em 28 de agosto.

Às 8h, foi realizada a largada e os corredores seguiram pela Avenida Líbero Badaró. O percurso de 9 km visitou diversos pontos turísticos da cidade como Teatro Municipal, Praça da Sé, Pátio do Colégio e Viaduto do Chá. A vencedora Tatiele Roberta de Carvalho (33min24s), de Poços de Caldas (MG), encontrou no evento uma oportunidade de conhecer melhor a cidade de São Paulo. “O ritmo da prova estava muito forte, mas consegui visualizar os pontos turísticos e pretendo voltar para conhecer mais”, disse a atleta.

O pódio feminino ficou completo com a presença de Nilzete Ribeiro Martins, que completou o percurso em 36min22s, seguida por Maria Margarida Gomes, 36min33s. A quarta mulher a completar a prova foi Francine do Amaral Lopes (36min35s) e a quinta colocação ficou com Olívia de Fátima Franco Fernandes (36min57s).

No masculino, Marildo José Barduco venceu a prova pela segunda vez e ressaltou a importância do evento para o calendário de corridas de rua. “Sempre que chego na Centro Histórico estou andando bem nos treinamentos e consigo correr muito bem. Essa prova é a chave de ouro, é a abertura para as melhores provas do ano”, afirmou.

O segundo lugar ficou com Domingos Jesus Freitas (28min22s), seguido por Adriano Bastos (28min48s), que perdeu um dos tênis no momento da largada e teve seu desempenho prejudicado. “Com certeza isso atrapalhou muito minha performance. Eu teria condições de brigar pelo primeiro lugar até o final da prova, mas a partir do momento que meu pé começou a doer demais, tive que aliviar o ritmo e pensar pelo menos em concluir a prova”, disse. O corredor afirmou ainda que imaginava sentir dificuldade apenas pela falta de amortecimento em um dos pés, mas não foi apenas isso que atrapalhou. “Acabou sendo pior do que eu imaginava e meu pé está muito machucado”, falou.

O quarto lugar ficou com Naval Freitas, que completou os 9 km em 28min52s, e a quinta colocação foi para Sebastião Rodrigues Viana, 28min54s.

Pai e filhos juntos na prova
O evento coincidiu ainda com a data do Dia dos Pais e muitos corredores levaram seus filhos para a pista. Os irmãos Marcelo e Fábio Cabral, que correm desde pequenos incentivados pelo pai, acompanharam o pai Antônio Cabral na prova. “Hoje foi ótimo, foi um dia muito feliz. O convite veio como um presente deles, um incentivo”, disse. Apesar de estar afastado das corridas, Antônio acompanhou os filhos até metade do percurso. “Corremos com ele até a metade do percurso e depois fomos no nosso ritmo”, falou Marcelo. “Quando eles eram pequenos, eu tinha que esperá-los, agora eles que me esperam”, completou o pai.

:: Serviço
13ª BM&FBOVESPA Centro Histórico
Data:
10 de agosto de 2008
Horário: 8h
Distância: 9 km
Clima: nublado
Temperatura: 15°C (média)
Umidade: 88% (média)
Inscrição: R$ 40 e R$ 30 para associados Corpore
Participantes: 6.000
Vencedores:
Masculino
1º Marildo José Barduco – 28min06s
2º Domingos Jesus Freitas – 28min22s
3º Adriano Bastos – 28min48s
4º Naval Freitas – 28min52s
5º Sebastião Rodrigues Viana – 28min54s
Feminino
Feminino
1ª Tatiele Roberta de Carvalho – 33min24s
2º Nilzete Ribeiro Martins – 36min22s
3º Maria Margarida Gomes – 36min33s
4º Francine do Amaral Lopes – 36min35s
5º Olivia de Fatima Franco Fernandes – 36min57s