Big Biker Cup volta para São Luiz do Paraitinga

Atualizado em 04 de maio de 2011
Mais em

Reduto consagrado de esportistas, principalmente mountain bikers, a pequena e histórica São Luiz do Paraitinga volta a ser destaque no circuito esportivo depois da devastação causada por uma enchente no início de 2010. Localizada cerca de 170 km de São Paulo, a cidade receberá no dia 15 de maio a segunda etapa do Big Biker Cup.

Uma das principais competições de MTB do país colocará como desafio para os atletas da categoria Pró a travessia da Serra do Quebra Cangalha. A categoria Pró terá 84,6 km e a categoria Sport 66,5 km, disputadas no sistema maratona.

De acordo com a organização, o trecho entre os km 42 e 67 da Pró passará pelos morros da Bela Vista, do Chapéu e da Grama, este último com alto grau de dificuldade, tanto nas subidas como nas descidas, em decorrência de erosões e do tipo de piso com predomínio de cascalho solto.

Neste local, por ser de acesso mais restrito e dificultar a limpeza dos resíduos após o evento, a organização fará um ponto de água sem usar copos descartáveis, colocando um reservatório para abastecimento dos atletas.

A organização também informa que foi feita uma limpeza de árvores caídas e “acertos nas valetas de escoamento de água”, para diminuir o risco de acidentes e refazer o caminho para a passagem dos veículos que farão apoio no dia da prova.

As largadas da prova serão prorrogadas em 30 minutos do horário habital, passando agora para as 9h para a categoria Pró e 10h para a categoria Sport, a razão é que algumas pousadas e hotéis ainda não voltaram a funcionar por conta da enchente do ano passado, diminuindo as opções de hospedagem para os atletas.

Desde 2002, São Luiz do Paraitinga é considerada estância turística do Estado de São Paulo. Fundada em 1769 e declarada Imperial Cidade por D. Pedro II em 1873, São Luiz busca agora trazer os turístas de volta à cidade. A enchente de 2010 destruiu boa parte de seus edifícios históricos, incluindo a igreja matriz, construída no século XVII. 

Mais informações sobre a segunda etapa da Big Biker Cup pelo site www.bigbiker.com.br. A equipe de fotógrafos profissionais do ativo.com fará a cobertura da segunda etapa em São Luiz do Paraitinga.

Confira algumas imagens da primeira etapa (fotos: Ivan Padovani – ativo.com):

Mapa do percurso da 2ª etapa: