Biathlon cresce no país e conquista atletas

Atualizado em 09 de outubro de 2019
Mais em ATIVO

Para os mais exigentes este nome é considerado errado, pois Biathlon originalmente designa uma prova de Esqui e Tiro, entretanto, a modalidade que une natação e corrida, e tem registrado crescimento no país, é assim chamada por muitos organizadores, técnicos e atletas. Outros podem apresentar o esporte como Aquathlon, usado em outros países. Mas o que faz, afinal, esta modalidade dupla tão atraente?

Como esqui e tiro juntos não são praticados no país, o Biathlon aparece como uma analogia direta ao Triathlon, esporte que une natação, ciclismo e corrida e, não à toa, o Biathlon torna-se a porta de entrada para os que sonham em se tornar mais tarde triatletas. Contudo, a modalidade tem também seus seguidores fiéis. E o Aquathlon aqui é mais designado para o formato corrida + natação + corrida. O Duathlon é para designar as provas de corrida + ciclismo + corrida.

“O Biathlon é uma atividade mais curta, e o praticante não precisa investir em uma bicicleta para começar. Com o aumento do número de provas elevou-se muito o nível técnico para os praticantes, e eu pude observar isso no Mundial de Aquathlon, disputado recentemente na Austrália, em paralelo à competição de Triathlon, no qual muitos atletas, como eu, foram lá apenas para competir no Aquathlon”, afirma Ademir Paulino, quinto colocado no mundial de Aquathlon este ano na Austrália, e técnico de Medley Assessoria Esportiva, especializada em Triathlon e Corrida, e professor de natação há 10 anos na academia Cia Athletica em São Paulo.

De acordo com Ademir, a prova de que a modalidade tem crescido no país é o fato de ter aumentado o número de competições e de participantes nelas. “Por unir dois esportes tradicionais acredito que a modalidade vai crescer ainda mais”. Entre as principais provas do país, Ademir cita o SP Open de Biathlon, em Santos, o Biathlon Series, com seis etapas pelas praias de São Paulo, e o novo Campeonato Paulista de Aquathlon, criado em 2009. O Campeonato Brasileiro de Aquathlon classifica para o mundial da modalidade.

E o que é necessário para ser um bom praticante do esporte? “Para ser um bom atleta de Biathlon é necessário o equilíbrio de performance nos dois esportes, pois como já comentei existem muitos especialistas da modalidade. Há alguns anos, certos nadadores se aventuravam no Biathlon e conseguiam resultados bons, às vezes até vencendo provas, mas, atualmente, se não tiver o equilíbrio com a corrida não tem mais chance de chegar bem ou ganhar provas”, diz.

Com a credencial de vice-campeão paulista de Biathlon em 2008, Ademir dá dicas para quem entar na modalidade e já pratica um dos esportes ou os dois. “O caminho é treinar a transição, ou seja, nadar e correr na sequência, pois esta parte é uma das principais dificuldades do esporte, pois fisiologicamente quando estamos nadando o corpo está horizontalmente, e o levantar rápido para a corrida gera mudança na circulação do sangue, o que pode causar algum tipo de desconforto. Com o tempo de treino o corpo se adapta mais rápido a essa mudança repentina”, esclarece Ademir, que tem pós-graduação em Natação.

Ademir foi triatleta por seis anos e com a evolução da área profissional optou por deixar de pedalar, por ser mais difícil de praticar o ciclismo em São Paulo, então passou a se dedicar ao Biathlon. E essa também é uma das razões do crescimento do Biathlon, a maior facilidade para se praticar as duas modalidades envolvidas no esporte – a corrida, que registra crescimento vertiginoso de seu número de adeptos, e a natação, que vive no país o seu melhor momento da história e tem inspirado muitos esportistas a procurarem a piscina. Caso você queira começar nas provas, fique atento à divulgação do calendário em 2010.

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom