Bertioga by Night

Atualizado em 13 de abril de 2008
Mais em

Por Odara Gallo

Por volta de 17h do último sábado, 12/04, a imagem da Praia da Enseada, em Bertioga, era inusitada. Os biquínis, cangas e chinelos foram substituídos por camisetas, tênis e meias. Eram os participantes da Bertioga by Night, segunda etapa do Circuito das Praias, que se apresentaram para mais um desafio.

Cerca de 450 corredores participaram da prova, entre eles, corredores paulistanos, que aproveitaram o clima quente para descer a serra e correr sob a brisa do mar. Como o casal de namorados Resivalda de Oliveira, 47, bancária, e Gilberto Pinto, 52, autônomo, que resolveu abrir o calendário de 2008 completando os 10 km com a prova noturna. “Sempre procuro corridas diferentes para participar e escolhi essa por causa do local e por ser à noite, pois nunca fiz uma prova nesse horário”, contou a corredora que pratica o esporte há 2 anos. Gilberto, no entanto, é menos experiente nas passadas. “Comecei a correr por causa dela e gostei muito dessa coisa de vencer a barreira do tempo. Hoje, um incentiva o outro”, falou.

A prova teve início às 18h e os participantes tinham a opção de fazer uma ou duas voltas de 5 km, ou ainda o revezamento em duplas. Max Stewers, 41, diretor financeiro, participou da corrida com sua parceira Michele e pretende fazer o revezamento em todas as etapas do circuito. “Como queremos fazer um tempo bom, é melhor correr em provas como essa que têm menos participantes”, disse Max.

A professora de ginástica Regina Barros, 36, de Peruíbe, correu em dupla com a irmã e disse ter gostado muito do percurso, feito metade em asfalto e a outra metade na areia. “É delicioso correr na areia, essa troca de terreno é muito gostosa”, elogiou. O horário da prova também foi um atrativo a mais para a corredora. “À noite está bem mais fresquinho. As provas costumam ser às 8h e, geralmente, já está bem quente”, falou.

Pé molhado na água do mar
Cibele Biscaro, 45, saiu de São Caetano do Sul para participar da prova. Ela gostou de correr na praia, mas teve suas críticas para o trecho de areia. “Havia partes em que uma faixa de água desembocava no mar e éramos obrigados a molhar o pé. Isso foi um pouco incômodo, pois nem sabemos de onde vem essa água, não é?”, disse a engenheira. “Apesar disso, não senti dificuldade em correr na areia. Como era na parte mais batida, consegui acelerar mais lá do que no asfalto”, contou.

O percurso misto também foi um diferencial para os campeões da corrida. Rosana Borges dos Santos foi a mulher mais rápida dos 10 km, com o tempo de 38min29s, e atribuiu a vitória ao bom desempenho no trecho de areia. “Estou acostumada a treinar na areia e acho que foi nessa parte que me destaquei”, contou a atleta de Cubatão, que chegou quase três minutos à frente da segunda colocada.

Já no masculino, a disputa foi bem mais acirrada. Edson Silva Santos ganhou com dois segundos de vantagem do segundo colocado, mas disse que existem vantagens em uma prova disputada metro a metro. “Quando você corre mais tranqüilo, sofre menos. Mas as provas mais difíceis ajudam bem mais no rendimento do atleta”, afirmou.

:: Serviço
Circuito das Praias – Bertioga by Night
Data:
12 de abril de 2008
Horário: 18h
Distância: 5 km e 10 km
Clima: calor
Temperatura: 25ºC (média)
Umidade: 78% (média)
Postos de hidratação: 2 (5 km) e 4 (10 km)
Resultados:
Masculino

1º Edson Silva Santos – 31min22s
2º Adálcio Ferreira dos Santos – 31min24s
3º Luiz Carlos dos Santos – 31min34s
4º Edvaldo Oliveira de Souza – 31min56s
5º Joseildo Ferreira do Nascimento – 32min05s
Feminino
1ª Rosana Borges dos Santos – 38min29s
2ª Andréia Madalena de Oliveira – 41min42s
3ª Maria do Carmo Viana Santos – 43min49s
4ª Thycianna Gongora – 44min13s
5ª Rúbia Sanches Bezerra – 45min19s