Bertagnoli vence Clásica San Sebastián

Atualizado em 06 de agosto de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

O italiano Leonardo Bertagnoli (Liquigas) conquistou a Clásica de San Sebastián 2007, realizada neste sábado, na Espanha. O ciclista, que não era um dos favoritos ao título, completou os 225 quilômetros de prova em 5h12min42s.

“É a vitória mais importante da minha vida e, conseqüentemente, de toda minha carreira profissional. Sabia que Gárate era muito veloz, mas, no sprint final, vi que tinha forças e me convenci que a Clásica seria minha”, disse o vencedor.

Para conquistar a vitória, Bertagnolli precisou superar o espanhol Juan Gárate (Quick Step) na linha de chegada. Os dois competidores vieram pedalando juntos nos últimos 10 km, quando iniciaram uma escapada.

O ataque da dupla só foi iniciado após a neutralização do pelotão. A prova vinha sido liderada por uma fuga composta por quatro ciclistas – os espanhóis José Luis Arrieta (Ag2r) e David López (Caisse d’Epargne), o suíço Michael Albasini (Liquigas) e o belga Jurgen van de Walle (Quick Step) – e acabou sendo alcançada faltando 15 km para a linha de chegada.

Bertagnolli e Gárate conseguiram abrir vantagem para os demais competidores e chegaram com sobras para decidir a vitória, deixando o espanhol Alessandro Valverde (Caisse d’Epargne) e o italiano Alessandro Ballan (Lampre) para trás.

Uma semana após completar o Tour de France 2007, o brasileiro Murilo Fischer (Liquigas) pouco pôde fazer na prova, que teve algumas montanhas pela frente. Ficou na 92ª colocação, terminando 12min26s atrás do vencedor. Entretanto, cruzou no mesmo tempo do capitão da sua equipe, o italiano Danilo di Luca, líder do ranking da ProTour.

Classificação final da Clásica San Sebastián 2007, com 225 km:

1- Leonardo Bertagnolli (ITA/Liquigas) 5h12min42s
2- Juan Manuel Gárate (ESP/Quick Step), m.t.
3- Alejandro Valverde (ESP/Caisse d'Epargne), a 18s
4- Alessandro Ballan (ITA/Lampre), m.t.
5- Carlos Barredo (ESP/Quick Step), m.t.
6- Mikel Astarloza (ESP/Euskaltel), m.t.
7- Carlos Sastre (ESP/CSC), m.t.
8- Iñigo Landaluze (ESP/Euskaltel), a 28s
9- Xavier Florencio (ESP/Bouygues), m.t.
10- Giovanni Visconti (ITA/Quick Step), a 37s
92- Murilo Fischer (BRA/Liquigas), a 12min26s