Benefícios do Pilates para esportistas

Atualizado em 09 de outubro de 2008
Mais em

Por Alice Becker*

Nascemos com uma capacidade de inteligência corporal de altíssimo nível. Essa inteligência, quando estimulada desde cedo, torna os movimentos do corpo muito mais eficientes, o que é fundamental para um bom rendimento nas pequenas atividades do dia-a-dia e nas mais intensas e exigentes, como a prática de esportes, dança e circo. E a técnica do Pilates tem exatamente essa função de despertar e refinar a inteligência corporal.

Atualmente, muitos atletas de modalidades variadas buscam personal trainners ou academias que ministram o método Pilates. Corredores, triatletas, ciclistas, ginastas, jogadores de vôlei, surfistas, nadadores e tenistas estão entre os principais praticantes, pois o Pilates ensina o atleta a dosar a energia, distribuir forças e a utilizar, de forma inteligente, a gravidade em seu favor. A atividade também se aproveita da eficiência dos tecidos corporais para garantir um melhor rendimento e, conseqüentemente, resultados positivos na performance do atleta.

Entre os benefícios que podemos destacar estão: coordenar a respiração, aumento da concentração, precisão nos movimentos, alinhamento e controle do corpo, coordenação ou fluência do movimento e do ritmo do esportista. Esses elementos contribuem para o desenvolvimento muscular equilibrado e para o movimento do corpo como um todo.

A respiração adequada – distribuída nos três planos da região torácica – é capaz de aumentar a potência respiratória e, conseqüentemente, o rendimento do corredor, por exemplo.

A concentração e a precisão, priorizadas durante a prática, são indispensáveis em qualquer modalidade esportiva, seja ela competitiva ou não. A precisão será o grande diferencial para o corredor, pois é a partir dela que a eficiência age a fim de garantir melhores resultados.

Além disso, o alinhamento do sistema músculo-esquelético e do sistema energético, bem como a distribuição das forças pelas diversas articulações, tornam-se imprescindíveis para a garantia da segurança biomecânica, da saúde e da longevidade do esportista.

Atletas renomados afirmam que o Pilates contribui muito para a melhoria do desempenho em competições. Dois bons exemplos são os triatletas Vinícius Lago, primeiro colocado no Ironman pela Bahia, e Hamish Carter, neozelandês, que praticam o método.

O Pilates é indicado ainda para o tratamento de lesões. Vale ressaltar que é preciso buscar orientação com profissionais bem treinados para obter benefícios e bons resultados.

* Alice Becker é pioneira na implantação da técnica de Pilates, atualmente é fundadora e presidente da Physio Pilates Educação, empresa licenciada pela Polestar Education para a América do Sul. Acesse: www.physiopilates.com.br.