Bem-estar em gotas

Atualizado em 16 de setembro de 2008
Mais em

Por Thays Biasetti
É quase consenso entre terapeutas que algumas doenças são causadas por problemas emocionais: a dor de cabeça pode ser resultado de estresse ou as dores nas costas talvez signifiquem nervosismo sem limite. E os Florais de Bach tratam justamente as emoções para curar a doença.

Os florais agem no indivíduo de uma forma única. Cada pessoa possui um tratamento diferente que varia de acordo com suas características e os problemas que apresenta naquele momento da vida. O tratamento não é feito para a doença e sim para o indivíduo. “O floral atua no tratamento da pessoa e não dos sintomas ou da doença propriamente dita. Isso significa que será a condição emocional da pessoa afetada que será tratada”, explicou a terapeuta Valquiria.

E a pessoa não precisa estar doente para usar os Florais de Bach. A corretora de seguros Maria Stella Guerreiro, 53, começou usar os florais para melhorar o ânimo. “Sofria de insônia e ficava muito irritada com tudo. Então, resolvi usar os Florais de Bach, e foi o que me acalmou”, comentou.

O tratamento pode ser feito para equilibrar a vida social ou o trabalho. “Podemos usá-los, por exemplo, para melhorar nossos relacionamentos, estimular nossa criatividade ou concentração, superar medos ou traumas, desenvolver mais flexibilidade, aumentar a auto-estima ou autoconfiança, quando precisarmos realizar mudanças importantes em nossas vidas ou até mesmo realizarmos escolhas de forma mais decidida e responsável”, disse Valquiria.

Os Florais de Bach devem ser usados sempre que quiser trilhar um caminho de desenvolvimento pessoal ou de autoconhecimento. Maria Stella sentiu muito bem esse efeito em sua família. “Meu filho caçula tinha um problema muito medo de ir à escola, com muita insegurança. Como o floral, ele melhorou e não sofre mais quando tem que ir estudar”, contou.

Tratamento em gotas
Para acertar qual o tipo de floral tomar, é indicado que se procure um especialista. “O papel de um terapeuta floral é semelhante ao de um educador ou facilitador, uma vez que o terapeuta educará o paciente no uso dos Florais de Bach, incentivando-o a participar do seu próprio processo de cura, permitindo que o bem-estar, o equilíbrio e a saúde possam ser resgatados”, orientou Valquiria.

O tratamento sozinho não é indicado normalmente, pois o terapeuta é capaz de identificar com mais eficiência a necessidade do paciente. “As pessoas podem escolher as essências que desejam tomar e mandar manipular em uma farmácia de homeopatia e manipulação. Mas, para isso, é necessário que elas tenham um conhecimento profundo das essências florais bem como um conhecimento profundo de si próprio”, completou a terapeuta.

Os florais devem ser tomados quatro vezes ao dia, em uma dose de quatro gotas. O tempo de tratamento vai depender da reação de cada pessoa. “A duração é muito variável, pois vai depender de quem está sendo tratado, bem como do que se está tratando. Isso significa que quem vai determinar o tempo do tratamento é o próprio paciente”, disse Valquiria. A pessoa pode voltar a usar as fórmulas quando sentir necessidade. “Eu fiz o tratamento e fiquei ótima. Mas quando sinto que não estou muito bem, uso os florais para melhorar meu estado de espírito”, disse Maria Stella.

Os Florais em si
O sistema dos Florais de Bach é composto por 38 essências florais e uma fórmula para emergências denominada Rescue Remedy. Cada um desses 38 florais é especial para cada diferente estado da mente. Pode-se misturar em uma única fórmula até seis tipos. A fórmula do Rescue Remedy é composta por: Impatiens, Star of Bethlehem, Cherry Plum, Rock Rose e Clematis. “O Rescue pode ser utilizado em situações como quando receber notícias desagradáveis, antes de uma prova ou entrevista, antes de cirurgias, após assistir ou sofrer um acidente, pois ele vai restaurar o equilíbrio e a harmonia interior”, finalizou Valquiria.

As demais essências foram agrupadas em sete grupos emocionais gerais, sendo que cada essência irá se relacionar com um estado emocional específico. Confira alguns problemas emocionais que podem ser curados com Florais de Bach:

Medo: Rock Rose, Mimulus, Cherry Plum, Red Chestnut, Aspen
Incerteza: Hornbeam, Wild Oat, Gentian, Gorse, Cerato, Scleranthus
Falta de interesse no mundo à sua volta: Mustard, Chestnut Bud, White Chestnut, Wild Rose, Olive, Clematis, Honeysuckle
Solidão: Impatiens, Heather, Water Violet
Hipersensibilidade aos outros: Walnut, Holly, Agrimony, Centaury
Desalento ou desespero: Star of Bethlehem, Willow, Oak, Elm, Crab Apple, Larch, Pine, Sweet Chestnut.
Preocupação exagerada pelo bem-estar dos outros: Beech, Rock Water, Chicory, Vine, Vervain

A história dos Florais de Bach
Os Florais de Bach surgiram na década de 1930, na Inglaterra, quando o médico Edward Bach aperfeiçoou a pesquisa com flores e plantas silvestres. “Dentro do sistema dos Florais de Bach apenas um floral não é feito a partir de flores. Ele se chama Rock Water e é preparado com água pura da fonte”, comentou Valquiria Rita Geraldini, terapeuta floral de São Paulo.

Bach, bacteriologista e pesquisador, identificou 38 estados negativos da mente e descobriu uma mistura de plantas para cada um desses estados. “O dr. Edward Bach vinha observando que a personalidade e as atitudes das pessoas interferiam sobre seus estados de saúde. Sendo assim, interessava-se pelos pacientes como pessoas, concluindo que a personalidade deve ser levada em conta no tratamento. Essa concepção era bastante inovadora naquela época”, disse Valquiria. A descoberta das personalidades veio em um jantar, quando observou que as pessoas se encaixavam em grupos de tipos diferentes e que o tratamento deveria ser diferente para cada uma delas.