Bem acima das nuvens

Atualizado em 04 de abril de 2007
Mais em

A astronauta americana Sunita Williams participará da Maratona de Boston, que acontece em 16 de abril, 338 km acima dos cerca de 24 mil participantes. Afinal, ela correrá no espaço.

 

Sunita classificou-se para a prova depois de marcar 3h29min57s na Maratona de Houston, em janeiro de 2006, mas partiu em dezembro para a Estação Espacial Internacional. Com a impossibilidade de participar da corrida no chão, decidiu correr os 42 km da Maratona de Boston na esteira, no mesmo dia da disputa oficial. Para isso, ela será amarrada por cordas para não flutuar e haverá um sistema especial para isolar a vibração. Por conta disso, a americana pode ter dores nas costas e formigamento nos pés.

 

O tempo de Sunita não valerá oficialmente, mas a organizadora da prova, a Boston Athletics Association (BAA), mandou uma medalha especial e o número de peito da atleta para a Estação Espacial. Mesmo com a boa vontade da associação, houve um atraso no envio e Sunita deve receber as encomendas só daqui um mês. Por isso, ela simplesmente imprimiu o seu número de identificação de um e-mail que recebeu da organização.

 

Ainda não é certo que a atleta correrá simultaneamente com os participantes da prova. Isso porque a competição oficial começa às 10h (hora local de Boston) e a Estação Espacial poderá estar no fuso horário da Rússia, que deve marcar 18h.