Belo Recife

Atualizado em 20 de dezembro de 2007
Mais em

Que tal, antes ou depois de correr, conhecer as praias e a cultura local?

Por Juliana Saporito

A cidade de Recife recebe, entra suas belas paisagens e lindas praias, os participante da II Meia Maratona, que leva o nome da capital penambucana.

 

Para quem não conhece a cidade, Recife é um importante pólo econômico e cultural do Nordeste. Possui 1,4 milhão de habitantes e está cheia de pontos turísticos imperdíveis. Passear por aqui é ter a chance de descobrir as beleza naturais da capital e suas peculiaridades, ritmos, cores e aromas envolventes. Para quem já teve a chance de passear pelo paraíso pernambucano, nada melhor do que reviver a experiência e aproveitar bastante. 

 

Apesar do grande apelo cultural, com museus, galerias de arte e cena musical bastante ativa, o litoral da Recife é a grande vedete para os turistas. Há pelo menos 15 áreas de mergulho divididas pelas praias de água clara e área branca, um convite para o descanso e bem-estar. Conheça os principais pontos da cidade e aproveite a estadia.

 

Boa Viagem
A praia é o
cartão-postal da cidade. Seus arrecifes são impressionantes e estrutura turística é completa.  Uma das curiosidades é a proteção contra tubarões, que vez ou outra aparecem pela costa. Segura, ela garanta e tranqüilidade dos visitantes.

 

Pina, Piedade e Candeias
As praias urbanas da cidade são boas para percorrer e também para mergulhar. As três praias possuem infra-estrutura completa na orla, com quiosques, chuveiros e areia quente.

 

Rua do Bom Jesus
É a antiga Rua dos Judeus. Aqui foi construída a primeira sinagoga das Américas e foi este local que abrigou os holandeses até século XVII. Foi restaurada em 1995 e hoje abriga bares e casas noturnas. 

Capela Dourada
Foi construída em 1697 e é uma tradicional representante da arte barroca nas igrejas brasileiras. Seu interior é revestido em ouro velho remonta a uma época de riquezas e ostentação.

Casa da Cultura
Na ex-casa de detenção da cidade, reformada para se transformar em um centro cultural na década de 70, funciona um centro cultural com lojinhas de artesanato e produtos típicos. Os turistas adoram. 

Museu do Homem do Nordeste
Tem todas as informações históricas sobre o ciclo do açúcar e também abriga um museu de antropologia, com literatura de cordel, objetos e roupas típicos.

Arrecifes
Capítulo à parte na história do Recife, a formação rochosa percorre todo o litoral da cidade. A vista de canhões portugueses e ingleses do início do século XVIII, além das ruínas dos fortes do Pernambuco Iate Clube e do Buraco, ambos construídos pelos holandeses, são alguns dos pontos que vale a pena conhecer