Bíceps na medida certa

Atualizado em 09 de outubro de 2008
Mais em

Por Fátima Martin

O bíceps, localizado na parte interna do braço, já foi sinônimo de força e de masculinidade. Hoje, o músculo mantém a sua popularidade também entre homens e mulheres que buscam o equilíbrio perfeito da estética do corpo. Apesar de não fazer parte dos músculos exigidos na corrida, é importante fortalecê-lo com equilíbrio.

Segundo o treinador Márcio Torres, da Assessoria Esportiva José Rubens D´Elia, quem participa de corrida de rua deve fazer exercícios com sobrecarga moderada, usando elástico e peso, ou fazer séries de resistência, com carga leve, e aumentar o número de repetições para evitar o crescimento excessivo do bíceps.

É importante pontuar que o bíceps protuberante pode atrapalhar a performance do corredor, porque ele pode sentir que carrega um peso extra durante a prática.

Abaixo, o gerente técnico da Cia. Athletica Villas e Luciane Macias, conultora técnica da O2, indicam os melhores exercícios para fortalecer na medida certa o bíceps do corredor. Fernanda Queiroz, também da Cia. Athletica, executou todos eles.

Faça até três exercícios por sessão de treino. Para executar os exercícios, acesse, galeria de fotos “bíceps”.

Exercício Repetição
Barra com pegada invertida
no Rec Machine
4 x 10 (i = 40´´)
Rosca direta com extensor 4 x 15 (i = 30´´)
Rosca alternada com dumbell 3 x 20 (i = 30´´)
Rosca scott no aparelho
3 x 15 (i = 40´´)
Rosca unilateral 3 x 15 (i = 15´´)
Bíceps pulley com corda 3 x 15 (i = 40´´)

:: Legenda
i = intervalo
(´´) = duração do intervalo em segundo