Basso torce pela inocência de Contador

Atualizado em 18 de novembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

O italiano Ivan Basso (Liquigas), campeão do Giro d´Italia 2010, deixou claro seu apoio ao tricampeão do Tour de France Alberto Contador e espera uma resolução rápida sobre o caso de doping do espanhol.

“Espero que Alberto possa superar e esquecer tudo isso em breve. De minha parte e de muitos, há uma torcida por sua inocência “, disse ao Datasport.

Basso afirmou não ter presunção de ser o “advogado” de Contador e estar familiarizado com os detalhes do caso, mas sabe muito bem o que é estar sob os olhares da mídia. Ele foi um dos envolvidos na “Operação Puerto” em 2006 e sofreu uma punição de dois anos.

Bicampeão do Giro, ele provavelmente não estará presente na competição em 2011, priorizando o Tour de France, competição na qual foi segundo colocado em 2005 e terceiro em 2004.

Caso seja considerado inocente, Contador estará livre para o Tour. Basso reconhece o espanhol como a principal barreira em sua luta pela camisa amarela.

Ele é considerado o mais forte em provas por etapas, mas o meu problema agora é saber se ele irá ou não estar presente no início do próximo Tour de France”, disse o ciclista de 32 anos. “Minha única preocupação é chegar no Tour na melhor forma física possível”.

Sua torcida pela solução do caso de Alberto Contador também está relacionada com as manchetes do ciclismo, e para que elas não tenham ligação com o doping. “Não é bom para o nosso esporte continuar a ler e ouvirr sobre esses problemas, mas devemos admitir que o ciclismo é o esporte que mais investe na luta contra a pratica do doping”, encerrou.