Basso pede dispensa da Discovery

Atualizado em 30 de abril de 2007
Mais em

Por Christian Baines

Depois de se ver de volta às manchetes relacionadas a doping, o italiano Ivan Basso, a maior aposta da equipe norte-americana Discovery para o Tour de France deste ano, anunciou a rescisão de seu contrato.

“Foi uma decisão muito difícil, que envolveu também minha família. A Discovery está buscando um novo patrocinador e pretende conquistar grandes competições nesta temporada. A minha situação é um obstáculo à concretização desses dois objetivos. Todos devem saber que esta é uma decisão completamente minha”, informou Basso em comunicado oficial.

Após a comprovação de doping de Jan Ullrich, o Comitê Olímpico Italiano (CONI) anunciara que as investigações do “caso Basso” seriam retomadas e já havia convocado o atleta a realizar testes de DNA – assim como Ullrich havia feito – para que pudessem ser realizadas comparações dessa amostra com as bolsas de sangue encontradas com Eufemiano Fuentes.

O atleta, então, decidiu não competir a clássica FlècheVallonne, realizada no dia 22 de abril, para não comprometer sua equipe e, um dia depois, a Discovery o suspendeu de maneira preventiva.

Após ter sido comprovado o envolvimento de Ullrich com Fuentes, parecia que Basso também teria culpa no cartório. Com a rescisão isso fica praticamente comprovado. “Ninguém me pediu que eu abandonasse. Estou grato por todo o trabalho da equipe, dos atletas, que sempre acreditaram em mim e tiveram muito respeito comigo. Minha decisão é minha forma de demonstrar o mesmo respeito. Desejo a melhor a sorte o todos.”