Basso está suspenso

Atualizado em 25 de abril de 2007
Mais em

Por Christian Baines

A confirmação de que um das bolsas de sangue encontradas em posse de Eufemiano Fuentes era mesmo do ciclista alemão Jan Ullrich ocasionou uma reviravolta no caso do atual campeão do Giro d´Italia, o italiano Ivan Basso (Discovery). O Comitê Olímpico Italiano (CONI) recuou na decisão de arquivar o caso do ciclista e voltou a chamá-lo para depor pelo suposto envolvimento no “Caso Puerto”. Com essa decisão, a Discovery suspendeu Basso de maneira preventiva.

Autoridades italianas estão exigindo uma amostra do DNA do atleta para realizar a comparação com a bolsa de sangue encontrada com Fuentes. Este procedimento pode desvendar de uma vez por todas se Basso esteve ou não envolvido com o “caso Puerto”.

De fora da Flecha Valona
Mesmo que o caso Basso não tivesse sido retomado oficialmente, a esquadra norte-americana já havia anunciado que o atleta não participaria da prova clássica Flecha Valona, disputada nesta quarta-feira.

A Discovery decidiu fazer um agrado ao diretor do Tour de France, Christian Prudhomme. Afinal, a Flecha Valona é promovida pela mesma empresa que organiza a maior prova francesa e, na última semana, Prudhomme pediu às equipes para não incluírem os atletas citados no caso de doping na próxima edição do Tour.