Ballan vence e impede bi de Freire

Atualizado em 20 de julho de 2007
Mais em

Alessandro Ballan (Lampre) venceu a Clássica de Hamburgo, disputada neste domingo, dia 19 de agosto. Para garantir a vitória na prova de 229 quilômetros, o italiano partiu para um ataque muito forte faltando 600 metros.

O ataque não surpreendeu apenas o pelotão, já que o ciclista partiu no último quilômetro sem vácuo, mas também o próprio competidor, como o mesmo revelou após a prova. “Realmente não pensava que poderia ganhar. Meu objetivo era ajudar o Daniele Bennati (seu companheiro na Lampre)”, admitiu.

O espanhol Oscar Freire (Rabobank), campeão da prova em 2006, teve de se contentar com o vice-campeonato neste ano. O pódio foi completo pelo alemão Gerard Ciolek (T-Mobile), vencedor de três etapas na Volta da Alemanha, encerrada um dia antes da prova.

O belga Tom Boonen (Quick Step) e o norueguês Thor Hushovd (Crédit Agricole), dois que eram considerados favoritos para a vitória, abandonaram a prova. O primeiro contundiu-se faltando 18 quilômetros, enquanto o segundo se envolveu em um entrevero quando restavam 2 km.

A fuga da corrida foi protagonizada por nomes de respeito, como Jens Voigt (CSC) – bicampeão da volta da Alemanha – e Paolo Bettini (Quickstep), assim como Riccardo Riccò (Saunier Duval), Pablo Lastras (Caisse d'Epargne) e Jussi Veikkanen (Française Des Jeux), mas neutralizada no final, quando a T-Mobile liderava o pelotão.

Brasileiros

O Brasil foi representado por Luciano Pagliarini (Saunier Duval) – que estava no Brasil desde o abandono da Volta a Portugal para acompanhar o nascimento de sua filha – e Murilo Fischer (Liquigas). Pagliarini se deu melhor, terminando em 59º, à 1min16s do vencedor, enquanto Fischer ficou em 81º, finalizando com 2min25s de atraso.

Classificação final da Clássica de Hamburgo, com 229 km:

1- Alessandro Ballan (ITA/Lampre) 5h21min05s
2- Óscar Freire (ESP/Rabobank), m.t.
3- Gerald Ciolek (ALE/T-Mobile), m.t.
4- Danilo Napolitano (ITA/Lampre), m.t.
5- Erik Zabel (ALE/Milram), m.t.
6- Davide Rebellin (ITA/Gerolsteiner), m.t.
7- Paolo Bettini (ITA/Quick Step), m.t.
8- Greg Van Avermaet (BEL/Predictor), m.t.
9- Peter Wrolich (AUT/Gerolsteiner), m.t.
10- Olaf Pollack (ALE/Wiesenhof), m.t.
59- Luciano Pagliarini (BRA/Saunier Duval), a 1min16s
81- Murilo Fischer (BRA/Liquigas), a 2min25s