Ballan barra Boonen

Atualizado em 09 de abril de 2007
Mais em

Apenas três dias após conquistar a prova de 3 dias La Panne, o italiano Alessandro Ballan (Lampre) venceu a tradicional Volta de Flandres, realizada entre Brujas e Meerbeke, no último domingo, e interrompeu a série de dois trunfos consecutivos do belga Tom Boonen (Quick Step).

Ballan superou seu companheiro de fuga, o belga Leif Hoste (Lotto), no sprint final e completou os 259 quilômetros em 6h10min15s, obrigando Hoste a se contentar com o segundo lugar pela terceira vez – foi vice-campeão também em 2004 e 2006. O italiano Luca Paolini completou o pódio.

Ballan e Hoste escaparam do pelotão a 16 quilômetros da meta e chegaram na reta final para uma disputa no sprint, sem dar chances para algum dos três favoritos – Tom Boonen, Paolo Bettini e Óscar Freire.

Durante uma primeira fuga frustrada, na qual sete ciclistas chegaram a abrir vantagem de 9min30s sobre o pelotão, Bettini sempre esteve na cabeça do grande grupo. Cinco quilômetros mais tarde, porém, não acompanhou a escapada de Ballan.

Assista aos momentos finais da prova:

Zabel fora da Paris-Roubaix
O alemão Erik Zabel (Milram) sofreu uma queda espetacular na prova e não participará tanto da Gante-Wevelgem como da emblemática Paris-Roubaix, segundo divulgou sua equipe. “Erik deve ficar em repouso e não poderá sair em nenhuma das provas”, afirmou Gianluigi Stanga, diretor-esportivo da Milram.

Após acidente, o vice-campeão mundial queixou-se de dores no cotovelo e no quadril.

Classificação: 91ª edição Volta de Flandres:
1) Alessandro Ballan (ITA) 6h10min15s
2) Leif Hoste (BEL) m.t.
3) Luca Paolini (ITA) a 05
4) Karsten Kroon (HOL) m.t.
5) Vladimir Gusev (RUS) m.t.
6) Tomas Vaitkus (LIT) a 13s
7) Nick Nuyens (BEL) m.t.
8) Dmitriy Muravyev (KAZ) m.t.
9) Michael Boogerd (HOL) m.t.
10) Stuart O'Grady (AUS) a 35s