Avalie sua temporada esportiva de 2011

Atualizado em 07 de dezembro de 2011
Mais em

Após a temporada de provas em 2011 e muitos treinos intensos, é importante rever o que aconteceu (ou não) durante o ano. Isso vai lhe mostrar erros e acertos para que o ano de 2012 traga ainda melhores resultados.
Um dos erros que triatletas cometem quando fazem a avaliação de sua temporada é levar em consideração somente os resultados das provas e treinos. Você bateu seus recordes? Subiu no pódio?

Deixar números, parciais e resultados, determinarem se sua temporada foi um sucesso ou não, não é uma maneira justa de medir sua evolução e seus esforços, é preciso considerar também como foram seus treinos em meio a tantos desafios pessoais e profissionais, além de rever hábitos que foram obstáculos para uma melhor performance em 2011.

As perguntas abaixo irão ajudar a entender melhor seu ano, e como evoluir ainda mais na temporada que vem. Pegue um papel e caneta, e seja específico e honesto em cada resposta:

1. Você definiu objetivos no início da temporada que eram claros e realistas?

Você só consegue conquistar algo que seja concreto e que deseje. Caso tenha definido objetivos para 2011, eles foram conquistados? Se não, entenda o motivo do fracasso, se seus objetivos eram realistas. Caso tenha atingido seus objetivos, pergunte-se se seria possível ter conquistado objetivos ainda mais desafiadores.

2. O que lhe deu mais orgulho durante o ano?

Foi a melhora em alguma das modalidades? Ou foi a maneira que conseguiu equilibrar seus compromissos pessoais e profissionais e ainda ter tempo para treinar de forma consistente? Foi o primeiro ano que não teve lesões? Pense no que realmente foi uma vitória nesta temporada e que não seja necessariamente ligada aos números.

3. O que você gostaria de repetir no próximo ano?

Pense no que foi positivo em sua rotina de treinos e provas. Seja algum evento em especifico que lhe deixa motivado durante o ano inteiro, ou até mesmo ter utilizado um treinador ou planilha de treinamento que tenha se adequado em seu estilo de vida.

4. Qual foi sua maior frustração em 2011?

Não conseguiu melhorar alguma modalidade mesmo após investir tanto tempo e esforços nela? Não conseguiu ficar livre daquela lesão que lhe impediu de treinar de forma consistente? O que lhe tirou o foco de atingir suas metas?

5. O que você aprendeu com essas frustrações e sucesso e como isso vai impactar suas decisões em 2012? 

Nem todos os dias são perfeitos, seja em treinos ou provas, mas olhando os dias de fracasso, o que mudaria se o mesmo acontecesse em 2012?

6. Quais hábitos não estão lhe ajudando a atingir seus objetivos?

Todos temos nossas manias e desejos, e sabemos que às vezes eles vão na contra-mão da performance esportiva. Existe algum hábito que lhe impediu de ser mais consistente nos treinos? Como foram seus hábitos nutricionais em 2011?

7. Qual é a mais importante decisão que você deve tomar para que tenha sua melhor temporada em 2012?

Analisando as respostas anteriores, determine um passo que terá maior impacto em sua rotina, motivação e consistência nos treinos. Seria participar de um grupo de treinamento? Se inscrever para uma prova desafiadora? Definir um objetivo de performance relacionado a tempo? Essa decisão terá um impacto em toda sua rotina para 2012, seja nos treinos, provas, ou pessoais.

Bons treinos.

Confira:

Treine com a ironguides! Solicite aqui sua planilha personalizada!

 

Artigo anterior:

Especial Ironman Brasil 2011:

Alguns artigos 2010 da ironguides:
Avalie sua temporada – Parte II 
Avalie sua temporada – Parte I 
Você treina para comer ou come para treinar? 
Treinamento de 12 semanas para seu primeiro Triathlon.   
Como é sua conduta na prova de triathlon?