Avaliações mostram diferenças na pedadala em subidas

Atualizado em 22 de março de 2009
Mais em

A mecânica da pedalada nas subidas ainda é algo não completamente compreendido por biomecânicos. A pedalada nas subidas é um recurso para treinamento visando produção de mais força no pedal e melhoras na técnica de pedalada.

As mudanças na técnica de pedalada, tal como no perfil de aplicação de torque, ainda estão sendo investigadas por cientistas do esporte.

Em ciclistas avaliados enquanto pedalavam sentados com uma cadência de 80 e 100 rpm no nível e cadências de 60 e 80 rpm pedalando enquanto percorriam um trecho de subida, com 9,25% de inclinação durante um minuto em nível máximo de potência aeróbica, o perfil de produção de torque ao longo do ciclo de pedalada foi observado.

O resultado mais interessante nessa avaliação foi de que a cadência afeta mais a técnica do que a inclinação do terreno. Durante a subida a 80rpm, o torque gerado pode ser até 26% maior que o torque gerado enquanto pedalando no nível.

Quando considerando a cadência de 60rpm, esse aumento do torque chega a 42% comparada ao nível a 100rpm. As maiores diferenças foram encontradas para o setor onde a maior potência é produzida (entre 45 e 135°).

Como uma cadência de 100rpm é muito mais próxima da cadência preferida por ciclistas do que 60rpm, estes atletas possuem uma técnica de pedalada inerente a velocidade de movimento que estão adaptados.
Quando se pedala na subida, com uma cadência menor, a magnitude de força aumenta (relação força-velocidade).

O que os ciclistas devem então fazer, é tentar “entrar” na subida já com certa velocidade, que fará com que ele não precise diminuir tanto a cadência ao longo do trecho. Com uma cadência maior, menor força é produzida, e o processo de fadiga se torna menos acelerado.