Atletas de final de semana

Atualizado em 17 de agosto de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

Você já deve ter ouvido falar no famoso “atleta de final de semana”, que só pratica atividades físicas aos sábados e domingos, ou apenas nos dias de folga. Seja uma corrida ou até aquela pelada com os amigos, para ser benéfico, o esporte precisa ser praticado com regularidade e praticá-lo apenas quando sobra tempo pode causar alguns problemas ao “atleta”.

Isso porque a prática de forma esporádica não traz os resultados almejados e faz ainda com que o praticante exagere nesses treinos. É aí que surge o perigo. “A pessoa não vai ficar preparada e apta para esta atividade. Vai estar sempre `forçando´ o corpo”, explica o treinador Paulo Rennó, diretor técnico da assessoria esportiva que leva seu nome. Esse hábito não dá a resistência física necessária para o corpo, aumentando assim as chances de lesões musculares e problemas cardíacos, como infartos.

Porém, isso depende muito da atividade praticada e do histórico da pessoa. “Se ela ficou muito tempo no sedentarismo, como está seu peso e condicionamento físico, se possui problemas de saúde etc… Esses são alguns detalhes que podem tornar ainda mais perigosa a prática esporádica”, complementa Enzo Amato, diretor técnico da Enzo Amato Assessoria Esportiva.

Outro ponto importante é que o exercício feito uma ou duas vezes na semana, ou apenas nos dias de folga, não deixa o corpo se recuperar do esforço, que no caso, será em demasia. “Correr no sábado e no domingo, em dois dias seguidos, não dá tempo para o corpo se restabelecer com saúde”, ressalta Rennó, lembrando que uma recuperação mal feita irá prejudicar sua saúde. “Além disso, fica um intervalo muito grande do domingo até o outro sábado, e isso não trará benefícios ao desempenho desse praticante”, finaliza.

Nos dias de folga ou nunca?
Apesar de apresentar riscos, a prática esporádica pode ser melhor que não fazer nenhuma atividade física. “Fazer exercícios uma vez por semana é melhor do que nenhuma, isso só depende da intensidade que a atividade é feita. Há uma grande diferença entre sair para uma leve corrida ou caminhada, e jogar futebol pra valer como você jogava na época na adolescência”, aconselha Amato.

Já que o empecilho é a falta de tempo para treinar com regularidade, o mais indicado é procurar um profissional da área de educação física para te ensinar a melhor maneira de praticar essa atividade esporádica. Uma outra alternativa é um exercício leve, que não irá prejudicar a saúde, porém irá tirá-lo do sedentarismo. “Já que não tem como praticar os treinos durante a semana com regularidade, o ideal é fazer duas caminhadas, uma no sábado e uma no domingo, por exemplo”, indica Rennó.