Atleta tem que cuidar do coração!

Atualizado em 09 de dezembro de 2008
Mais em

Por Hélio Castello*

Ser atleta é ótimo, mas melhor ainda é fazer tudo com segurança. A ansiedade em se iniciar um programa de treino e abandonar o sedentarismo, tornando-se um praticante de atividade física ou até mesmo um atleta, muitas vezes faz com que deixemos de lado etapas fundamentais para nossa segurança e para a obtenção de bons resultados.

Logo de cara, temos que procurar um médico para nos assegurarmos de que o “motor” está bom, ou seja, que o sistema cardiovascular está preparado para esta nova vida. Calma, você não vai realizar milhões de exames e ser vasculhado dos pés à cabeça!

Na primeira consulta, o médico fará uma série de perguntas sobre seus antecedentes pessoais e familiares, para tentar descobrir em sua história possíveis fatores de risco para desenvolvimento das doenças cardiovasculares, seguindo com um exame clínico detalhado. Os exames necessários para completar sua avaliação dependerão da sua idade, sexo, fatores de risco relevantes e tipo de atividade física que se deseja praticar.

Homens com mais de 35 anos e mulheres com 40 anos, ou mais jovens com fatores de risco importantes, devem realizar, além dos exames laboratoriais, um teste ergométrico que dará a tranqüilidade, se negativo, para iniciar o programa de exercícios.

Este exame avalia se durante o esforço físico o coração se comporta normalmente ou demonstra algum sinal de disfunção, principalmente relacionado ao risco de infarto. Outros exames podem ser necessários caso haja alguma suspeita extra ou um programa específico de treinamento. Mas não esqueça: aumente a intensidade do exercício aos poucos e sempre bem orientado, para você tirar os maiores proveitos desta nova vida, e tenha uma alimentação equilibrada e hábitos gerais mais saudáveis.

Parabéns… você está colaborando para que sua vida seja mais longa e com melhor qualidade. Coração só existe um, por isso, trate-o com carinho!

* Hélio Castello é cardiologista, diretor da Angiocardio e coordenador do Instituo de Ensino e Pesquisa do Hospital Bandeirantes (SP).