atleta ativo: a volta por cima de um triatleta de garra

Atualizado em 08 de dezembro de 2010
Mais em

Em 2009, Felipe Magalhães estava internado em um hospital quando fez a inscrição para a edição 2010 do projeto “o ativo.com vai patrocinar você by Forten“. Felipe fazia um tratamento complementar após a remoção de um câncer de tireóide e tinha colocado como objetivo voltar com força total ao triathlon.

Felipe conquistou a vaga e se tornou o segundo triatleta patrocinado pelo projeto. A conclusão dessa jornada pessoal para este triatleta de garra terminou no último domingo, quando conquistou o 4º lugar na categoria elite amador do Troféu Brasil de Triathlon, superando sua meta. Agora existem novos sonhos.

“Eu tinha como objetivo para 2010 voltar com força total ao triathlon, só não imaginava que poderia ser com um apoio e incentivo sensacional como esse, para mim foi um grande presente”, diz Felipe.

O ativo.com já publicou vários relatos de pessoas “salvas” pelo triathlon, mas Felipe ressalta que esta capacidade de transformar vidas pode ser creditada ao esporte em geral. “Acredito que não só o triathlon, mas o esporte de uma forma geral tem a capacidade de proporcionar às pessoas alegria, diversão, mais qualidade de vida e oportunidade de se superar, se desafiar e ir em busca de objetivos que sem o esporte talvez não existissem. Fora isso, o esporte tem o poder de mudar a vida das pessoas com relação ao estresse, sedentarismo, obesidade, crianças carentes e sem oportunidades (um projeto esse que tenho o sonho de um dia poder ajudar e participar), e o triathlon é simplesmente um esporte apaixonante e sedutor”.

Quando começou no projeto, o objetivo de Felipe era ser top 5 na elite amador do Troféu Brasil de Triathlon, o circuito mais tradicional da modalidade no país. A meta era ambiciosa por conta de sua recuperação, porém, Felipe não somente a alcançou como superou as expectativas de todos com a conquista do 4º lugar no último domingo (5/12). O triatleta ativo conta abaixo um pouco de sua experiência neste ano diferente.

ativo.com – Como foi seu ano de treinamento e pratica esportiva como atleta ativo? O que mais fez a diferença para você?

Felipe Magalhães – Bem, este ano foi simplesmente sensacional, aliás, palavra que não canso de dizer, pois representa a grandeza do que aconteceu esse ano pra mim. A estrutura do projeto de patrocínio do ativo, a seriedade e cumplicidade dos apoiadores com o projeto e com nós, atletas, a dedicação de toda a equipe, além de nos dar um grande incentivo, faz também com que tenhamos mais determinação e perseverança na busca dos nossos objetivos e na superação dos desafios que vieram e estarão por vir.

ativo.com – Você ficou em 4º lugar na elite amador do Troféu Brasil de Triathlon 2010, colocação melhor que a sua meta. O que significou essa conquista para você?

Felipe Magalhães – Meu resultado no Troféu Brasil foi a conquista de um dos sonhos que tinha desde o início no Triathlon. Me lembro muito bem de quando comecei a competir, chegava lá atrás, muito longe do pódio, isso no short triathlon. Depois surgiu a categoria elite amador com a distância olímpica, mais difícil e mais seletiva, e este ano quando fui retornar às competições, como gosto muito de desafios, pensei: nada melhor que voltar na elite amador e com objetivo de Top 5, objetivo ousado, mas possível, além do que acredito que é só assim que evoluímos. Na final do Troféu Brasil, uma prova duríssima, o 4º lugar no campeonato para mim foi o prêmio de um grande ano, a alegria e satisfação de dever cumprido e objetivo atingido.

ativo.com – Que conselho dá para aqueles que sonham em se tornar triatletas, mas, acham que o esporte é difícil ou logisticamente complicado?

Felipe Magalhães – Para os que pretendem ser triatletas, eu tenho vários amigos nessa situação, costumo dizer que não é nenhum bicho de 7 cabeças, o nome talvez assuste um pouco, mas não se preocupem com isso, comecem devagar, sem cobranças e se divertindo que com determinação e vontade a evolução é natural e, quando perceberem, estarão com a primeira medalha de finisher no peito e daí para frente é consequência da vontade e perseverança que tiverem. Acima de tudo, se divirtam!! Ah, não se preocupem que o frio na barriga antes da largada e aquele sentimento de “o que estou fazendo aqui”, no início é normal.

ativo.com – O que torna um atleta amador melhor que o outro?

Felipe Magalhães – Esse conceito de atleta ser melhor que outro acho muito amplo, abrange muitos pontos e não só a classificação final de uma prova ou campeonato. Ser melhor não é simplesmente estar na frente, mas sim, respeitar seus adversários, respeitar  as regras e a filosofia do triathlon e do esporte. É saber competir, ora ganhar ora perder, poder chegar em casa depois de uma prova, qualquer que seja, e ter a consciência tranquila que deu o seu melhor sem a utilização de métodos ou meios que não são legais e não demonstram o que cada um é capaz verdadeiramente. Ser melhor é, acima de tudo, se respeitar e respeitar seus adversários, sendo leal e não deixando um resultado ou classificação passar por cima disso.

ativo.com – Que prova de triathlon sonha em fazer daqui para frente?

Felipe Magalhães – Meus objetivos no triathlon daqui para frente, além de buscar um apoio que esteja comigo em uma parceria muito legal a ser desenvolvida, divide-se em duas partes: Primeira: competir em provas até a distância olímpica e evoluir o máximo que puder nos próximos três anos, buscando disputar Troféu Brasil, Campeonatos Brasileiros e Mundiais, pois é para essas provas que hoje busco me dedicar, treinar e evoluir. A segunda: ir para provas mais longas, Meio e Ironman, que para mim será um caminho sem volta, pois sei que tenho mais resistência que velocidade e me divertirei muito nessas provas. Porém, é um projeto ao médio e longo prazo porque atualmente não conseguiria tempo para treinar visando essas provas o que me impede de competir em distâncias mais longas. Resumindo, como sonho ou meta, a disputa do Campeonato Mundial em 2011.

Confira matérias relacionadas:
Nas Trilhas do Mountain Bike.
Receita para se fazer um aventureiro.

Saiba notícias do projeto no site http://patrocinio.ativo.com  

A edição 2010 do projeto (a 5ª), além do patrocínio da Forten, o ativo.com teve parcerias com a Santaconstancia para o fornecimento de tecidos tecnológicos para o vestuário; com a Speedo para o fornecimento de materiais aquáticos; com a Hard Eight para a confecção do vestuário; com a Garmin (GPS); a K-Swiss para tênis e também vestuário; com a academia Body Tech (Formula); novamente com a Nutricius para o acompanhamento nutricional dos atletas; com a BK Assessoria Esportiva para a realização dos treinos; com o Instituto Cohen para as avaliações médicas e com a Sundown para o fornecimento das bikes; com a Casa da Pedra para equipamentos de aventura e a Ethika Suplementos Alimentares. Além disso, os selecionados tiveram inscrições gratuitas para as provas proporcionadas pelo ativo.com e também vão ganharam o cartão ativo club, que traz uma série de vantagens para os esportistas.