Atleta amputado fica perto das Olimpíadas de 2012

Atualizado em 24 de março de 2011
Mais em

O sul-africano Oscar Pistorius perdeu as duas pernas quando tinha apenas 11 meses de vida. Mas isso não o impediu de correr, e hoje ele é considerado o homem mais rápido do mundo sem as pernas, correndo com duas próteses feitas de fibra de carbono. O grande sonho de Pistorius é disputar os Jogos Olímpicos, mas não apenas na categoria para-olímpica, e sim na tradicional.

E um grande passo foi dado pelo velocista nesta quarta-feira, ao conseguir o tempo de 45s61 nos 400 metros rasos em um campeonato em seu país. Este é o melhor tempo do atleta, e é considerado um índice “B”, o que ainda não lhe garante a classificação para os Jogos de Londres, já que outro atleta sul-africano ainda pode fazer um tempo melhor.

“Estou muito contente que o meu novo recorde pessoal de 45s61 se enquadra na qualificação B olímpica e me deixa um passo mais perto de competir nos Jogos Olímpicos, assim como os Jogos Paraolímpicos em 2012″, disse o corredor.

Em 2008, ele tentou participar das Olimpíadas de Pequim, mas não conseguiu índice. Além disso, Pistorius não podia participar de provas que não fossem paraolímpicas, vetoque, mais tarde, foi derrubado por decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). A proibição se devia ao fato de que, supostamente, suas próteses usadas lhe davam vantagem sobre outros competidores.