ativo responde: como correr com mais eficiência?

Atualizado em 30 de julho de 2010
Mais em

A dúvida do leitor George Candido, de 44 anos, é motivo constante de matérias e artigos no ativo.com, pois trata-se de um tema crucial para o corredor: como correr com mais eficiência?

“Adoro correr e participo das assiduamente das corridas de rua, inclusive corri a Meia Maratona do Rio, com um tempo de 1:43:03, o meu objetivo era 1:40:30, mas não deu. Como faço para correr com mais eficiência, menos gasto de energia e com técnica? É possivel ter uma planilha de teino para Meia Maratona dentro dessa minha pergunta?, questiona George. Quem responde é o colunista do ativo.com e autor do livro “A Construção do Corredor”, Miguel Sarkis.

Miguel Sarkis responde – Sou um treinador extremamente conservador e penso que cada pessoa deve ser avaliada detalhadamente antes de receber uma planilha de treinos. Penso que seus tempos são ótimos e que para melhorar um pouco mais, dentro de um treinamento lógico, talvez com algumas pequenas modificações na sua rotina possa atingir melhoras surpreendentes.

Primeiramente, precisa avaliar seus treinos semanal e semestralmente. Depois, veja se cabe uma modificação quantitativa e qualitativa, para depois avaliar se todos os treinos que realiza, estão perfeitamente executados, dentro do critério da minha tabela para a Qualidade de Vida, já editado nesta coluna.

Após todas estas observações, você será capaz de perceber se precisa de mais treinos de velocidade de resistência, se precisa engrossar seus treinos de base ou se um simples descanso, antes das provas, já será suficiente. Espero que aproveite algumas destas dicas.

Clique aqui para ler os artigos de Miguel Sarkis.

Outras perguntas & respostas do “ativo responde:

Tem dúvidas sobre Corrida, Triathlon ou Ciclismo?

Mande sua pergunta para o e-mail: ativoresponde@ativo.com