As Vantagens do Treinamento Funcional

Atualizado em 18 de novembro de 2009
Mais em

Após a incidência de Lance Armstrong ao treinamento funcional, com seus vídeos, vários outros atletas estão implementando esta nova modalidade aos seus treinamentos e estão colhendo bons frutos, com ótimas performances.

Tenho acompanhado, estudado e inserido o treinamento funcional em meus treinamentos e de meus alunos, conseguindo benefícios virtuosos em alguns resultados. O treinamento funcional vem acrescentar paralelamente ao trabalho desenvolvido por cada atleta ou esportista anônimo, dando-lhes um pouco mais de segurança e estabilidade nas ações a serem realizadas.

Uma de suas virtudes é o composto de atividades extracurriculares, que não são inseridas em um plano de trabalho pré- determinado. Exemplificando:

Um ciclista possui seus movimentos muito bem definidos por sua longa permanência sobre a bike, com isso trabalhando repetitivamente os grupos musculares exigidos para o movimento; Inserindo o treinamento funcional conseguimos atingir com os desequilíbrios propostos pelas atividades e suas composições, os grupos musculares adjacentes, culminando numa maior preparação corporal às atividades futuras.

Percebemos também que não podemos discriminar o treinamento funcional somente aos atletas, pois muitos esportistas, sedentários ou não, estão atingindo ótimos níveis de melhora física praticando o treinamento funcional como base de seus treinos.

O nível mais importante desta metodologia de treinamento é a presença de um profissional competente e conhecedor desta mesma metodologia, pois se praticada de forma errônea e sem acompanhamento pode gerar lesões e graves danos a couraça muscular.

Esta é uma ótima dica, para os atletas que agora entram em sistema de férias, para sua próxima temporada.