As novidades do Tour de France deste ano

Atualizado em 09 de julho de 2010
Mais em

Com menos de uma semana, o Tour de France 2010 já conta com muitas emoções e promete ser um dos melhores até hoje. O sete vezes campeão Lance Armstrong, em sua nova equipe RadioShack, tem como grande rival nada menos do que  Alberto Contador (Astana) campeão do ano passado e forte candidato ao título este ano.

Porém, oque mais nos surpreende este ano são as novidades, que vem desde a tecnologia das bicicletas, organização das equipes assim como o próprio favoritismo por desempenho. Após uma vitória brilhante em cima de Tom Boonem, Fabian Cancellara, que acabou de ganhar clássicas como Paris-Roubaix e Tour de Flanders – consideradas as mais duras e preparatória para provas como Tour de France, promete se mostrar um atleta completo e pronto para vencer.

Outras estrelas que prometem brilhar este ano são: Levi Leipheimer e Andy Schlek irmão de Frank Schlek que abandonou o Tour após quebrar a clavícula em uma queda. Fato este que já está marcando o ano de 2010 – desde a etapa 1 o Tour tem vivenciado grandes dificuldades com cachorro na pista, acidentes perto da chegada e muito pneu furado, como o de Lance Armstrong que o fez perder mais de 1min no tempo geral.

De acordo com os próprios profissionais, todo começo de Tour tem esse nervosismo e acidentes podem acontecer e, além disso, faz parte da profissão que eles escolheram.

Além das grandes feras, vemos cada vez mais uma preocupação maior das marcas de bicicletas em desenvolver modelos com cores e designs diferentes, tendo como objetivo principal a performance dos atletas e claro a venda da marca em si.

Este ano vemos um grande número de marcas aparecendo e se mostrando para o mundo, mas as tradicionais se mostram ainda mais fortes, como a Fuji bikes que mostrou uma edição especial com uma pintura especial em dourado no seu modelo SST 1.0, a Scott que lança seu modelo Project F01 aero Road, com uma pintura diferente, canote integrado, conduites internos e muitas novidades. Já a famosa Trek, lança um modelo de contra-relógio bem personalizado, usado por Lance Armstrong no prólogo deste ano.

Além disso, componentes como Shimano expõem em grande número seus câmbios eletrônicos enquanto a Sram aposta em seus componentes também super leves e muito rolamento de cerâmica, diminuindo o atrito dos rolamentos e permitindo um giro perfeito para essas máquinas humanas poderem pedalar por exemplo seus 200km com médias incríveis de 42km/h dependendo da etapa.

Não se esqueça de acompanhar o Tour de France e fique antenado com as feras do ciclismo mundial, lembre-se de pedalar com conforto e segurança, use capacete e faça um bike fit.