As diferenças entre o Tour de France 1962 x 2011

Atualizado em 05 de agosto de 2011
Mais em

Em um primeiro instante, você acharia no mínimo estranho esta comparação, mas que tal se espelhar nestas diferenças e ver que o que você faz e tem hoje podem e trarão benefícios para o seu pedal e o resultado final será brilhante. Para auxiliar nesta ilustração deixei um link do vídeo disponível: www.igorbikefit.wordpress.com.

Seguindo a nossa última matéria, ainda me dediquei um pouco ao assunto motivação, afinal com esse frio está difícil acordar cedo e treinar, então, veja como era o Tour em 62, o que mudou e o que você amador ou profissional tem a seu favor:

Tecnologia:

1962 x 2011: As roupas eram de algodão e, além de quente, não protegiam no caso que quedas. Hoje as camisas são de poliamida.

1962 x 2011: Proteção contra raios solares – hoje esta tecnologia auxilia o ciclista a se prevenir da radiação solar, evitando, por exemplo, o câncer de pele e queimaduras. Tudo bem que naquela época a camada de ozônio não estava como está hoje.

1962 x 2011: Existência de sapatilhas e pedais clip, que aumentam a potência da pedalada, permitem um pedal mais completo e com uma maior amplitude, melhorando a eficiência e cansando menos.

1962 x 2011: Treinamento – Este sem dúvida é um dos maiores avanços. O uso de cadência, frequência cardíaca, velocidade e potência permitem um melhor acompanhamento do condicionamento físico. Exigindo mais quando ainda é necessário, e ainda há possibilidades de avanço, e poupando na hora que for mais seguro, como visto no vídeo.

1962 x 2011: Equipamento – as bikes, como já é de conhecimento de todos, evoluíram muito em termos de peso, material, resistência e aerodinâmica.

1962 x 2011: Bike Fit – recém-chegado ao mundo das bikes, esta tecnologia de avaliação biomecânica vem crescendo cada vez mais e está surgindo muito profissional qualificado, fazendo com que todos os itens acima mencionados integrem e façam o ciclista pedalar da maneira adequada.

1962 x 2011: Controle de prova: Hoje a cobertura é bem maior, deixando o evento mais seguro e permitindo uma visibilidade até mesmo através do seu celular.

1962 x 2011: Doping – antiga, triste e contínua história.

1962 x 2011: Os vencedores- Independente da idade será aquele que for o melhor estrategista e o que resistir mais tempo as dores de um TOUR.

Bom incentivo a todos e pedalem no frio que ele tem mais é que acabar.

Confira artigos anteriores: