As clássicas tem novo Rei

Atualizado em 24 de abril de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) conquistou a Liège-Bastogne-Liège e reafirmou seu grande momento na temporada. O ciclista belga, que já havia conquistado a Amstel Gold Race e a Fleche-Wallonne, confirmou a tríplice coroa das clássicas.

Neste domingo, Gilbert novamente comprovou sua força e superou os irmãos Andy e Frank Schleck (Leopard Trek), igualando o feito do italiano Davide Rebellin que, em 2004, venceu as três clássicas das Ardenas.

Um grupo de escapados protagonizou uma fuga nos primeiros quilômetros de prova, mas o bom trabalho do time luxemburguês da Leopard controu a vantagem em relação aos fugitivos, liderados por ciclistas como Gasparotto, Van Avermaet, Garate e Ten Dam.

Gasparotto tentou um ataque solitário, enquanto o pelotão embalado pela Leopard, Euskaltel e Omega Pharma buscava neutralizar o italiano. Na subida do Roche aux Faucons, a 20 km da meta, os irmãos Schleck atacaram, sendo acompanhados por Gilbert.

Joaquim Rodriguez (Katusha), Samuel Sanchez e Igor Antón(Euskaltel) e Vinokourov (Astana) não conseguiram acompanhar o trio.

Na última escalada, o Saint-Nicolas, a 5 quilômetros da meta, Van Avermaet, último sobrevivente da fuga inicial, acabou neutralizado, graças ao forte ataque de Gilbert, que surpreendeu os irmãos Schleck.

O ciclista belga atacou na última curva e confirmou o status de favorito sem dar chance a Andy e Frank Schelck. Foi sua terceira vitória em clássicas em 2011.

Classificação

1. Philippe Gilbert (BEL) Omega Pharma-Lotto 6h 13:18.
2. Frank Schleck (LUX) Leopard Trek m.t.
3. Andy Schleck (LUX) Leopard Trek m.t.
4. Roman Kreuziger (CZE) Pro Team Astana a 00:24.
5. Rigoberto Uran Uran (COL) Sky Procycling a 00:24.
6. Chris Anker Sörensen (DEN) Saxo Bank a 00:24.
7. Greg Van Avermaet (BEL) BMC Racing Team a 00:27.
8. Vincenzo Nibali (ITA) Liquigas-Cannondale a 00:29.
9. Björn Leukemans (BEL) Vacansoleil-DCM a 00:39.
10. Samuel Sánchez (ESP) Euskaltel-Euskadi a 00:39.