As avaliações básicas de todo corredor

Atualizado em 22 de julho de 2010
Mais em

Como você pode ler no artigo anterior, fiz uma forte recomendação para que passasse pelo ortopedista. Desta forma, talvez tenha reconhecido algum problema, diferenças entre membros inferiores, pés, joelhos e, assim, alguma recomendação foi sugerida a você.

Após o diagnóstico e solução de um possível problema ou o reconhecimento médico de que nada o impediria da prática da corrida, você estaria apto a procurar o Médico Cardiologista, Fisiologista. Estes profissionais deverão apontar, caso haja, o problema ou restrição cardiológica, além de definir com os testes apropriados, como os de Ergometria, ergoespirometria, ecocardiograma, as limitações e possibilidades de prática da corrida, inclusive o seu ritmo apropriado.

A sua natureza física será definida, precisamente, pelos testes mencionados e de agora em diante seus treinos terão uma direção mais lógica e apropriada o que, no mínimo, evitará lesões.

A periodização de treinos com suas cargas de duração e intensidade seguirão as bases visualizadas pelo médico, através de tais exames. Sendo assim, seus treinos no semestre e no ano seguirão um curso mais duradouro e certeiro.

Quando for iniciar, se você achar necessário, um psicólogo do esporte deve ser consultado, a fim de estabelecer uma linha de conduta para se objetivar o maior resultado naquela maratona, na ultramaratona, nas provas de 10 km que insistem em permanecer na marca que você não “quer”, enfim, todos os obstáculos entre um treinamento e você poderão ser ultrapassados, na medida em que você observa e se observa.

Mas, como é um recurso ainda pouco utilizado pelos brasileiros, considere esta uma provável abordagem de como poderá ultrapassar os limites impostos pelas forças que você não domina.

Enquanto isto, depois do ortopedista e do cardiologista, você terá uma sequência de treinos a cumprir. Recomendo:

Treinamentos Aeróbios:
Andar (para os iniciantes)
Andar e Correr (para os mais adiantados)
Correr (para aqueles que permaneceram um bom tempo caminhando e correndo e agora já se encontram em condições de tal exercício)

Exercícios Localizados:
Musculação – Resistência Localizada
Resistência de Força
Exercícios Coordenativos:
Propriocepção
Coordenação
Saltos

Treinamentos Avançados:
Corridas Rápidas
Corridas Rápidas e Sustentadas
Corridas de Velocidade

Já que você fortaleceu o sistema ligamentar, muscular e tendinoso de seus membros inferiores, haverá menos chances de sofrer lesões enquanto realiza seus treinos de corrida.

Daqui para frente, as lesões serão possíveis caso você exceda as cargas que pode e deve realizar em cada momento da sua periodização, ou seja, em cada momento você deverá adotar um tipo de esforço, como segue:

Na Base: treinos longos e lentos

Treino na fase pré-competitiva: médios e rápidos

No período Competitivo: treinos rápidos

No período de Transição: Descanso é como o treinamento. Se não houver descanso, não haverá conquistas de novos patamares de treinos e de resultados em provas.

Na próxima semana darei continuidade aos assuntos abordados e você poderá se interar de mais detalhes do mundo maravilhoso da corrida de rua.

Boas percepções da Corrida.

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor.