Armstrong realiza testes no túnel de vento

Atualizado em 05 de novembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Em fase de preparação para o seu retorno ao ciclismo profissional depois de três anos aposentado, o norte-americano Lance Armstrong (Astana) iniciou nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, uma série de testes no túnel de vento do San Diego Air and Space Techonology, na Califórnia, Estados Unidos, para aperfeiçoar sua posição aerodinâmica sobre a bicicleta.

“O que fizemos hoje foi estabelecer uma base próxima a de 2005 para começar a trabalhar a partir daí”, explicou o consultor aerodinâmico Steve Hed, referindo-se ao último ano em que Armstrong foi campeão do Tour de France.

Depois de vencer dois contra-relógios no último fim de semana, o heptacampeão do Tour demonstrou que continua competitivo neste tipo de prova, mas o seu treinador, Chris Carmichael, acredita que o norte-americano precisa ter condições de manter uma velocidade média acima de 48 km/h se quiser ser realmente ganhar as disputas profissionais.

Na primeira bateria de testes, Armstrong trabalhou a posição dos braços no clipe de guidão e a postura no selim, para encontrar a melhor combinação entre conforto e aerodinâmica. “Para mim, é sempre difícil encontrar a potência certa. Aqui vocês puderam ver a melhor combinação entre posição e potência”, disse o ciclista aos jornalistas que acompanhavam a sessão.

O espanhol Alberto Contador e o norte-americano Levi Leipheimer, companheiros de Lance na equipe Astana, também estão realizando testes no túnel de vento de San Diego para melhorar a posição aerodinâmica e testar novos equipamentos para as provas de contra-relógio.