Argentino conquista 3ª vitória na Volta SP

Atualizado em 23 de abril de 2008
Mais em

A Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo realizou na tarde desta terça-feira (22) a sua quarta etapa. Os ciclistas de seis países que participam do evento fecharam o dia com o trecho entre São Carlos e Ribeirão Preto, com um total de 97,4 quilômetros, chegando à metade da competição.

O argentino Edgardo Simon, da Scott/Marcondes César/São José dos Campos, venceu pela terceira vez em quatro etapas disputadas. Ele cruzou a linha de chegada no sprint com o tempo de 2h18min11seg, seguido pelo também argentino Francisco Chamorro, da CESC/Sundown/Nossa Caixa/São Caetano do Sul, e pelo brasileiro Bruno Tabanez, da São Lucas Saúde/Americana, ambos com o mesmo tempo.

Os resultados desta etapa, entretanto, não modificaram a classificação geral. O brasileiro Luiz Amorim, que venceu o contra-relógio pela manhã, em São Carlos, manteve a liderança no geral com 10h14min36seg, três segundos à frente de Magno Nazaret, da Scott/Marcondes César/São José dos Campo, e com vantagem de seis segundos para Gregori Panizo, do Clube DataRo de Ciclismo/Ponta Grossa.

Simon, por sua vez, subiu na classificação e agora ocupa o 14º posto, com 10h15min20seg. A Scott também segue na liderança na briga por equipes, agora com 30h44min34seg, seguida pela CESC/Sundown/Nossa Caixa, com 30h45min01seg, e Clube DataRo de Ciclismo, 30h45min16seg. Na disputa de Metas Volantes, a liderança é de Edgardo Simon, com 33 pontos; enquanto o Prêmio de Montanha tem como primeiro colocado Marcelo Moser, da Avaí/Florianópolis, com 9 pontos.

Os tranqüilos 97,4 quilômetros da quarta etapa acabaram exigindo demais dos atletas. Afinal, o dia começou bem cedo em São Carlos com a disputa da prova de contra-relógio. O cansaço e o forte sol acabaram determinando um ritmo mais lento do pelotão, bem como a diminuição do número de fugas.  Com isso, a decisão, mais uma vez, foi nos metros finais, próximo ao Novo Shopping em Ribeirão Preto. Carlos França, da DataRo, disparou na frente, mas acabou se confundindo com um dos pórticos promocionais. Ao diminuir a velocidade, foi superado por outros sete ciclistas, entre eles o argentino Edgardo Simon, que garantiu mais uma vitória.

“Lamento o que aconteceu com ele, mas isso faz parte do jogo. Eu também cheguei a vacilar um pouco no momento, mas sabia que a chegada era mais à frente. Estou feliz com a terceira vitória e isso dá muito ânimo para tentar recuperar a liderança da volta, já que estou a apenas 44 segundos do líder”, explicou. Perguntado se estava surpreso com os resultados, ele preferiu destacar sua preparação. “Todos treinam para fazer o melhor e comigo não é diferente. Hoje a sorte ajudou, mas eu estava lá para brigar pelo topo do pódio”, finalizou.

O jovem Bruno Tabanez garantiu o Brasil no pódio da etapa. Líder do ranking nacional, o atleta que representa a cidade de Americana destacou a força do evento. “É muito bom estar aqui no pódio. São duas feras com muita experiência e mostraram isso mais uma vez. Estou feliz por colocar minha equipe entre as melhores de hoje”, declarou o atleta.

O trecho Cajuru/Campinas é o desafio desta quarta-feira na Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo 2008. Os atletas primeiro fazem uma largada promocional em Ribeirão Preto, às 7 horas, em frente ao Novo Shopping Ribeirão, seguindo depois para Cajuru em caravana. A continuação da prova será a partir de Cajuru, com largada oficial no Largo São Bento, no centro da cidade, a partir das 9 horas. A quinta etapa totaliza 202,3 quilômetros e tem uma estimativa de 5h30 de duração, devendo chegar ao Parque Taquaral (Ginásio dos Esportes) de Campinas às 14h40.

5ª – 23/4 Cajuru/Campinas, 202,3 km    
6ª – 25/4 Campinas/Atibaia, 193 km
7ª – 25/4 Atibaia/São José dos Campos, 114,5 km
8ª – 26/4 S. J. Campos/Campos do Jordão, 86 km          
Neutro – 26/4 Campos do Jordão/Campinas, 245 km        
9ª – 27/4 Jundiaí/São Paulo, 51,5 km