Aproveite o carnaval para pedalar por sete dias e 350 km

Atualizado em 20 de janeiro de 2012
Mais em

 

O Circuito Vale Europeu em Santa Catarina é a mais famosa rota de cicloturismo do Brasil. Com saída à partir da  cidade de Timbó, onde ocorre o evento Velotour na semana do Carnaval, são sete dias de pedaladas. Organizado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil em parceria com as prefeituras locais, o evento é realizado desde 2008 e vem atraindo uma média de 70 pessoas por edição.

O público, proveniente de vários estados brasileiros, é bastante variado tanto no perfil quanto na faixa etária, comprovando o interesse que o cicloturismo desperta e o crescimento desta atividade no país. Conforme destaca Eliana Britto Garcia, diretora do Clube “o brasileiro possui o perfil de um cicloturista independente, que procura desafios, mas ao mesmo tempo quer a segurança de pedalar por estradas tranqüilas e com boa estrutura turística”. Para atender este tipo de público é que a entidade criou o evento Velotour, que une uma boa dose de aventura, mas com muita amizade e companheirismo.

Velotour Vale Europeu 2012:
Quando:
Semana do Carnaval em duas etapas:
19 a 21 de fevereiro de 2012 – parte baixa do Circuito
21 a 25 de fevereiro de 2012 – parte alta do Circuito
Quem participa e grau de dificuldade:
As inscrições são gratuitas e são feitas no local de início do Circuito Vale Europeu em Timbó SC. Não é necessário experiência em cicloturismo, mas é imprescindível estar em boa forma física e ter resistência para pedalar dias seguidos por serras e morros, com a bicicleta carregada. A bicicleta deve ser do tipo mountain bike, equipada com 24 marchas ou mais, revisada e em boas condições

Reservas em Hotéis:
Não há uma agência para organizar as reservas nem tão pouco carregar a bagagem. O planejamento da viagem é responsabilidade de cada participante, como numa aventura autônoma. Cada um carrega sua própria bagagem na bicicleta. A vantagem é participar de um grande grupo de cicloturistas, entre eles a equipe do Clube de Cicloturismo.

Percurso:
O Circuito Vale Europeu é autoguiado, ou seja, está todo sinalizado e cada um recebe um caderno guia contendo as planilhas de todo o trajeto. São 350 km a serem percorridos em 7 dias, havendo a opção de percorrer somente os 3 primeiros dias, a parte baixa do Circuito. O relevo e demais informações sobre o circuito podem ser conferidas no site do Clube.

Mais informações:
www.clubedecicloturismo.com.br/eventos/velotour1202

Organização:
Clube de Cicloturismo do Brasil

Patrocínio:
Consórcio de Municípios do Médio Itajaí
Apoio:
Associação Vale das Águas
Restaurante Thapyoka
Timbó Park Hotel
Hotel Fink (Indaial)
Faz. Campo do Zinco (Zinco)
La Bella Pousada (Dr. Pedrinho)
Hotel LindnerHof (Alto Cedro)
Outras edições:
www.clubedecicloturismo.com.br/eventos

Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=gXV3r83hJLg&feature=related

Dúvidas:

clubedecicloturismo@hotmail.com