Apresentação de equipes do Tour será em barcos

Atualizado em 27 de abril de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

A apresentação das equipes do Tour de France de 2006 terá uma novidade. Depois da cerimônia sobre o palco, os 198 ciclistas sairão em barcos de turismo pela cidade de Estrasburgo, sede da largada do Tour deste ano. Assim, os fãs poderão acompanhar seus ídolos mais de perto.

A apresentação e travessia de barcos serão no dia 29 de junho, dois dias antes da largada, dia 1º de julho, na cidade à leste da França. No entanto, por causa da Copa do Mundo da Alemanha, o trajeto dos barcos será feito na noite do dia 29, entre 18h30 e 20h30, segundo informou o diretor do Tour, Jean-Marie Leblanc, em coletiva de imprensa. Leblanc estava acompanhado de seu sucessor no cargo de diretor do Tour, Christian Prudhomme, e da prefeita de Estrasburgo, Fabienne Keller.

Os barcos percorrerão o rio Ill e passarão pelo tradicional bairro Petite France. A saída será em frente ao Parlamento Europeu. Em seguida, os ciclistas param no Château de Rohan para a apresentação no palco. Além do prólogo de 7,1 km, em 1º de julho, Estrasburgo ainda acolherá uma etapa de 183 km, que terminará do outro lado da fronteira, na Alemanha.

A 93ª edição do Tour terá trajeto de 3.600 km e acontecerá entre os dias 1º e 23 de julho. A prova vai passar por Alemanha, Holanda, Espanha, Luxemburgo e Bélgica. Serão 20 etapas, divididas em um prólogo de 7 km, cinco de alta montanha, quatro de média, dois longos contra-relógios individuais e nove planas.

A chegada, como sempre, será nos Champs Elysées, em Paris. A final da décima primeira etapa, em Pla de Beret, na Espanha, promete ser a melhor dos Pireneus. As etapas montanhosas incluem também as míticas subidas alpinas de L’Alpe d’Huez, Galibier, Izoard, Mollard, La Toussuire, La Colombière e Joux Plane. Uma das novidades do próximo Tour de France, que será dirigido por Christian Prudhomme, em substituição a Jean-Marie Leblanc, que deixa o cargo depois de 17 anos, é a supressão da prova de contra-relógio por equipes.

O primeiro contra-relógio, na sétima etapa, entre Saint-Gregoire e Rennes, terá 52 km. O segundo acontecerá no penúltimo dia de competição, entre Creusot e Montceau les Mines, com 56 km de distância. Estão previstos dois dias de descanso para os atletas: 10 e 17 de julho.