Aos 91 anos, maratonista alcança um novo recorde

Atualizado em 02 de junho de 2014
Mais em

No último domingo, Harriette Thompson, maratonista de 91 anos, terminou a Rock n’ Roll San Diego Marathon com a incrível marca de 7h07'42'', o melhor tempo registrado por uma mulher acima dos 90 anos, em provas de 42 km. O recorde anterior pertencia a Mavis Lindgren, que, em 1997, completou a maratona de Portland (Oregon), com o tempo de em 8h53'08". À época, ela tinha 90 anos.

“Sinto-me maravilhosa”, declarou Thompson ao site Runner's World Newswire, após terminar a prova. “E me sinto mais tranquila e muito ansiosa para tomar um banho e depois cair na cama, brinca.”  Ela acredita que a idade não deve ser uma barreira para iniciar atividades físicas. "Você nunca é velho demais para fazê-lo. Eu comecei a minha primeira maratona aos 76", conta.

Thompson ainda disse não ser capaz de treinar tanto quanto gostaria, pois terminou, recentemente, o tratamento de radiação para carcinoma de células escamosas nas pernas, e acabou se surpreendendo com o resultado. "Descobri que as primeiras 13 milhas foram muito fácil e, em seguida, em torno de 17 milhas, tornou-se um pouco mais difícil”, afirmou. "Estou quase tão surpresa quanto todo mundo”, completou com modéstia seu depoimento ao site norte-americano.

Segundo a publicação, em fevereiro, o irmão de Thompson faleceu por conta de um linfoma, doença que a fez estrear nas maratonas, em 76. Thompson corre todo ano em prol da Leukemia & Lymphoma Society e Team in Training, arrecadando mais de 90 mil dólares. "Tudo que eu faço é escrever uma carta e meus amigos acabam sendo muito generosos".

Quando questionada sobre outras maratonas agendadas, Thompson disse que estará de volta em San Diego no próximo ano, “se eu ainda estiver aqui”.