Aos 36, Rebellin conquista sua 1ª Paris-Nice

Atualizado em 17 de março de 2008
Mais em

Por Daniel Balsa

O italiano Davide Rebellin (Gerolsteiner) finalmente pôde comemorar o título da Paris-Nice, que ele perseguia há diversas temporadas. O ciclista de 36 anos, que foi segundo colocado em 2004 e 2007 e terceiro em 2003, alcançou o feito por apenas três segundos, sua vantagem para o vice-campeão, o também italiano Rinaldo Nocentini (Ag2r). O ucraniano Yaroslav Popovych (Silence) completou o pódio, com 48s de atraso.

Rebellin revelou que não queria ver o filme de 2007 se repetir, quando ele perdeu o campeonato da “Corrida ao Sol”, como também é conhecida a Paris-Nice, para o espanhol Alberto Contador na última etapa. “Eu estava um pouco nervoso hoje, especialmente pelo fato do Nocentini estar muito bem. Tinha apenas três segundos de vantagem, o que não é nada. Estava com medo de cair e perder tudo. Isso sem contar que o Popovich atacou na última montanha e eu tinha somente 48s de frente”, falou o vencedor.

Mas vale lembrar que, apesar da festa de Rebellin e da Gerolsteiner, o título não é reconhecido pela União Ciclística Internacional (UCI), pelo fato da Paris-Nice não ter respeitado as normas internacionais do ciclismo.

Resta saber se a entidade vai cumprir sua “promessa” de suspender e multar os ciclistas e equipes que participaram da competição. O Prólogo e a VO2 acompanhará os desdobramentos do conflito entre a UCI e a ASO, organizadora da prova.

A vitória da etapa ficou com o espanhol Luis León Sánchez (Caísse d’Epargne), que completou o trajeto de 119 km na cidade de Nice em 2h51min12s. Com as ascensões do percurso, alguns ataques ocorreram durante a etapa, inclusive o do vencedor, que decidiu sua vitória em um sprint contra o belga Máxime Monfort (Cofidis) e o também espanhol Carlos Barredo (Quick Step).

Também vale ressaltar o trabalho da Quick Step na etapa, que colocou três ciclistas – Barredo, o russo Alexandre Efimkim e o italiano Matteo Tosatto (Quick Step) – entre os seis primeiros colocados.

Classificação da 7ª etapa – Nice – Nice, com 119 km:

1- Luis León Sánchez (ESP/Caisse d'Epargne) 2h51min12s
2- Maxime Monfort (BEL/Cofidis), m.t.
3- Carlos Barredo (ESP/Quick Step), m.t.
4- Christophe Moreau (FRA/Agritubel), a 5s
5- Alexander Efimkin (RUS/Quick Step), m.t.
6- Matteo Tosatto (ITA/Quick Step), m.t.
7- Simon Spilak (SLO/Lampre), m.t.
8- Alexandre Botcharov (RUS/Crédit Agricole), m.t.
9- Peter Velits (SVK/Milram), m.t.
10- José Alberto Benítez (ESP/Saunier Duval), m.t.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – após 7 etapas:

1- Davide Rebellin (ITA/Gerolsteiner) 29h02min48s
2- Rinaldo Nocentini (ITA/Ag2r), a 3s
3- Yaroslav Popovych (UCR/Silence), a 48s
4- Robert Gesink (HOL/Rabobank), a 51s
5- Luis León Sánchez (ESP/Caisse d'Epargne), a 1min09s
6- Juan Manuel Gárate (ESP/Quick Step), a 1min12s
7- Gorka Verdugo (ESP/Euskaltel), a 2min17s
8- Carlos Barredo (ESP/Quick Step), a 2min24s
9- Sylvain Chavanel (FRA/Cofidis), a 2min39s
10- Alexander Efimkin (RUS/Quick Step), a 3min21s