Antidoping em etapa da Copa Internacional de MTB

Atualizado em 17 de maio de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

A 2ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, que será realizada em Conselheiro Lafaiete (MG) no próximo final de semana, terá uma novidade. Pela primeira vez na história da prova, haverá exame antidoping. Os vencedores da etapa das categorias elite masculino e elite feminino serão submetidos ao controle de doping.

Segundo os organizadores da prova Rogério Bernardes e Tadeu Monteiro, a medida visa acostumar os ciclistas aos Jogos Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, e a Olimpíada de Pequim, em 2008. Dada a importância da Copa Internacional, que conta pontos para o ranking da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e UCI (União Ciclística Internacional), havia cobrança da própria UCI para que o controle antidoping fosse realizado. “Há algum tempo a UCI vem nos cobrando isso e nós já sabíamos que teríamos que fazer. Finalmente agora conseguimos viabilizar. É mais um passo que a Copa dá em rumo a profissionalização do esporte”, afirmam.

O responsável pelos exames será o Dr. Tanus, de Minas Gerais. A indicação foi feita pelo Doutor Eduardo De Rose, um dos maiores especialistas em doping do Brasil, e que faz parte de várias organizações e comitês na área de controle antidoping, como o Comitê Olímpico Internacional (COI).