Antes e Depois: -30 kg e uma maratona

Atualizado em 03 de junho de 2014
Mais em

O sedentarismo fazia parte da rotina do programador e músico pernambucano André Burgos, de 32 anos. Acostumado com alimentação longe de ser saudável, André, que pesava 108 kg, foi um dia ao shopping e ficou espantado. “Fui comprar uma calça e, em três lojas a maior calça não cabia em mim. Isso me assustou. Foi aí que decidi que aquele estilo de vida não poderia continuar”, lembra. Então, decidiu que seria a última vez que se sentiria mal e ingressou na corrida como forma de elevar a autoestima e de se sentir ativo.

Mudando os hábitos alimentares e seguindo uma planilha com treinos de 4 a 5 vezes por semana, André participou de sua primeira corrida de rua em março de 2013, em Recife. “Naquela corrida, eu conclui os 10 km em 1h24' e fiquei entre os 30 últimos colocados dos mais de 3 mil corredores. Com isso, resolvi treinar mais e, um ano depois, fiz a mesma prova em 46 min. Foi muito gratificante”, conta.

Dia após dia, percebendo sua evolução, André pensava em ir mais além. “Depois de emagrecer 30 kg e correr três meias, decidi treinar para correr uma maratona. Durante sete meses treinei bastante, fiz exames, me lesionei, fiz fisioterapia e pensei em desistir. Mas, eu não poderia deixar de tentar”, relembra.

Com data marcada para sua primeira maratona, André ficou cada vez mais confiante de si. A prova escolhida foi a 31º Maratona Internacional de Porto Alegre, que aconteceu em maio deste ano. “Confesso que estava inseguro, mas bastante motivado. Inseguro porque eu, realmente, queria correr os 42 km sem parar, sem caminhar. Eu precisava correr. Eu precisava terminar. Não podia desapontar ninguém. Não podia me desapontar. Queria vencer esse desafio e mostrar pra mim mesmo que era possível. E era por isso que eu estava lá”, afirma.

André recorda como ficou feliz por, finalmente, realizar uma maratona. “Dei o meu máximo até o último quilômetro. Quando passei pela chegada, pensei: "Eu consegui!". Aquele filme todo veio novamente a cabeça, e naquele momento eu tive certeza de que tudo aquilo valeu a pena”, explica André.

Pensando em registrar este momento tão importante em sua vida, André filmou seu trajeto até a prova. Assista ao vídeo:

Por onde passa (e corre!), o corredor registra seus treinos em seu perfil pessoal no Instagrampara incentivar outras pessoas a escolherem hábitos saudáveis e, também, conhecerem um pouco mais de sua vida.

Pensando no futuro, André não deixa a motivação de lado: “Hoje, me sinto mais disposto no dia a dia, minha produtividade aumentou bastante. Por isso, pretendendo continuar o estilo de vida saudável. Continuar treinando, tirando fotos, fazendo vídeos, compartilhando e motivando pessoas para que também tomem gosto pela vida saudável. E, claro, continuar correndo maratonas”, finaliza.

E você, tem uma história que gostaria de contar? Compartilhe-a conosco por email e inspire outras pessoas.