Andriato vence sua 1ª prova na Itália

Atualizado em 17 de março de 2008
Mais em

Por Daniel Balsa

O brasileiro Rafael Andriato (Trevigiani) conquistou sua primeira vitória na Itália, após faturar o 35º Troféu Fratelli Gandolfi, realizado em neste sábado, 15 de março, em Basilicagoiano. O ciclista, citado na edição de março da revista VO2 como uma das maiores promessas do Brasil, está competindo na Europa somente há pouco mais de um mês.

A prova de 102 km teve muitos poucos ataques, o que ocasionou na chegada massiva. No sprint, com vitória de Andriato, seguido por Edoardo Costanzi (Cremonese) e Samuele Marzoli (Pagnoncelli).

Mas a competição teve um acidente mais grave na sexta volta e precisou ser interrompida por uma hora. Diego Angelucci (Calzaturieri) chegou a ficar desacordado e foi encaminhado para o Hospital Maggiore de Parma, mas passa bem.

Andriato, campeão do ranking brasileiro em 2007, ingressou na equipe Trevigiani por intermédio do programa Revelando Talentos, elaborado pelo sprinter Luciano Pagliarini (Saunier Duval) e bastante destacado pelo Prólogo e pela VO2. Carlos Manarelli foi outro beneficiado pelo projeto e está competindo pela Marchiol, time de base da Liquigas.

Manarelli disputou neste final de semana a 93ª Popolarissima de Treviso, com 153 km. O brasileiro sofreu uma queda durante a etapa, mas levantou-se e conseguiu voltar ao pelotão.

A competição foi decidida no sprint com vitória do italiano Jacopo Guarnieri, que foi lançado por Manarelli. A vitória do ciclista rendeu comparações a, nada mais, nada mesmo, que Mario Cipollini. “As características dele são muito similares as de Cipollini”, garantiu Biagio Conte, diretor-esportivo da Marchiol.