Andriato é vice na 71ª Coppa Ciuffena

Atualizado em 15 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

O brasileiro Rafael Andriato (Petroli Firenzi), que será reforço da equipe Pro-Continental Farnesi Vini em 2012, conquistou o segundo lugar na 71ª Coppa Ciuffena, realizada nesta terça-feira (13) na Itália. A competição foi disputada em um circuito de 17 quilômetros, por onde os ciclistas completaram oito voltas, totalizando 136 quilômetros.

O trecho mais complicado foi a subida de “Penna”, montanha com três quilômetros de extensão, onde se situava a linha de chegada. O duro percurso causou muito desgaste entre os ciclistas, que realizaram uma acirrada disputa pela primeira colocação.

No total 188 ciclistas, distribuídos entre as principais equipes da categoria sub-26 da Itália, participaram da prova, que contou com um forte calor de 40ºC e com uma grande quantidade de tentativas de fuga, o que fez com que a prova tivesse uma velocidade média bem alta.

Oito atletas conseguiram escapar nos últimos 40 quilômetros de prova e mantiveram uma vantagem de um minuto para o pelotão principal até cerca de 15 quilômetros para o final da competição. Neste momento, o brasileiro Rafael Andriato colocou todos os seus companheiros de equipe para liderar o pelotão, neutralizou a fuga e deixou a decisão da prova para o sprint final, vencido por Nicola Boem (Zalf), integrante da seleção italiana sub-23. Andriato chegou em segundo, seguido pelo italiano Andrea Zordan (Trevigiani).

“Estou muito contente em conquistar mais este pódio, esta é uma competição muito tradicional na Itália, já esta na sua 71ª edição. Este resultado demonstra que estou realizando o trabalho certo na minha preparação para o Campeonato Mundial e Jogos Pan-Americanos” comentou Andriato.

As próximas competições do ciclista brasileiro serão no próximo sábado (17), na segunda-feira (19) e na terça-feira (20): GP Cenaia, 40ª Coppa Festa in Fiera San Salvatore e a 16ª Coppa Guinigi, respectivamente. Após essas provas, Andriato embarca para a Dinamarca para representar o Brasil no Campeonato Mundial, que será realizado em Copenhague.