Americano leva 2ª etapa e lidera Volta da Romandia

Atualizado em 27 de abril de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

O americano Christopher Horner (Davitamon) venceu a 2ª etapa nesta quinta-feira e assumiu a liderança da Volta da Romandia, na Suíça. Horner fechou a etapa de quase 172 quilômetros em 4h16min22s, cinco segundos à frente do alemão Jörg Jaksche (Liberty Seguros) e do suíço Alexandre Moos (Phonak). Agora, o americano lidera a Volta com 8h31min11s, seguido do italiano Paolo Savoldelli (Discovery), vencedor do prólogo, e do espanhol Alejandro Valverde (Illes Balears).

Na etapa desta quinta, sete ciclistas estavam no alto da subida de Croix (1.778 m) e restavam 13,5 quilômetros para o final. Junto de Horner estavam Savoldelli, Valverde, o australiano Cadel Evans, companheiro de equipe de Horner, Jörg Jaksche, o italiano David Cioni (Liquigas) e ainda Alexandre Moos. Todos estavam temerosos de um ataque de Valverde, ótimo sprintista. Horner atacou no último quilômetro e foi seguido por Jaksche e Moos. Ao fim, o americano levou a melhor, mas seguido de perto pelos dois adversários.

A etapa de sexta-feira promete, por ser a mais difícil. Serão 15 km de subida até a chegada, no alto do monte Leysin. Os grandes favoritos contarão com a ajuda de seus companheiros de equipe. Horner tem Evans (Davitamon) e vice-versa, assim como Moos e Perdiguero (Phonak). Valverde tem a companhia de Joaquín Rodríguez (Illes Balears), que foi fundamental na vitória de Valverde na Liège-Bastogne-Liège. Jaksche pode abrir o caminho a Alberto Contador ou a Kasheschkin (Liberty). O único solitário é Savoldelli (Discovery), mas não se pode desprezar um ciclista duas vezes campeão do Giro d´Itália.

A próxima etapa tem 164,6 km de extensão entre Bienne e Leysin. A 60ª edição da Volta da Romandia termina no próximo domingo, dia 30. A competição é a última antes da primeira grande Volta do calendário Pro Tour, o Giro d´Itália, que acontece entre os dias 6 e 28 de maio.

Resultado da 2ª etapa da Volta da Romandia – Porrentruy-Porrentruy (171.2 km):
1- Christopher Horner (EUA) Davitamon – 4h16min22s
2- Jorg Jaksche (ALE) Liberty Seguros – +5s
3- Alexandre Moos (SUI) Phonak – m.t.
4- Alejandro Valverde Belmonte (ESP) Caisse d´Epargne-Illes Balears – +8s
5- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery Channel – m.t.
6- Cadel Evans (AUS) Davitamon – m.t.
7- Andrey Kashechkin (CAZ) Liberty Seguros – m.t.
8- Miguel Martin Perdiguero (ESP) Phonak – m.t.
9- Alberto Contador Velasco (ESP) Liberty Seguros – m.t.
10- Dario David Cioni (ITA) Liquigas –m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – depois de 3 etapas:
1- Christopher Horner (EUA) Davitamon – 8h31min11s
2- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery Channel – +7s
3- Alejandro Valverde (ESP) Caisse d´Epargne-Illes Balears – m.t.
4- Alexandre Moos (SUI) Phonak – +9s
5- Jorg Jaksche (ALE) Liberty Seguros – +11s
6- Dario David Cioni (ITA) Liquigas – +17s
7- Cadel Evans (AUS) Davitamon – m.t.
8- Alberto Contador Velasco (ESP) Liberty Seguros – +19s
9- Miguel Martin Perdiguero (ESP) Phonak – +26s
10- Andrey Kashechkin (CAZ) Liberty Seguros – +30s