Alerta sobre os calçados que machucam os pés

Atualizado em 16 de junho de 2011
Mais em

Você já imaginou entrar numa loja idônea, experimentar o tênis que o vendedor lhe ofereceu, pagar o preço exorbitante que lhe recomenda a etiqueta, sair achando que adquiriu um ótimo calçado e, depois de algumas semanas, seus treinos não serem mais os mesmos?

Você passou a notar uma dor insuportável em seus pés e, então, o que se pode fazer senão desconfiar que o causador de tudo isso seja o inofensivo calçado, porém caro, muito caro e o pior, com uma bandeira conhecida, de marcas famosas?

É ouvindo-se e reclamando que chegaremos a um consenso. Há alguns anos, tenho o “desconfiômetro” ligado para essa questão e foi justamente nesse tempo, com o surgimento dos “maravilhosos planos econômicos”, que as mágicas para se manter os preços dos produtos no Brasil reivindicaram os preços do Paraguai, da China, de Taiwan, e até mesmo dos “fazedores de mágicas”, ditos Mandraques.

Casos e Casos

Como é possível que duas pessoas de características diferentes, uma mulher e um homem, ela com apenas alguns meses de prática da corrida e ele com mais de 20 anos, utilizarem o mesmo produto (modelo), adquirido por preço de promoção, quando comparado aos outros de mesma fabricação, com valor muito abaixo do praticado no mercado?

Há a possibilidade de estes calçados estarem em oferta, simplesmente, por serem calçados de procedência duvidosa. Sim, esta é uma possibilidade. Outra é a de que estes calçados não passaram pelo rigor do controle de qualidade e aí são desovados no mercado para os menos atentos e menos experientes. Em suma, não há milagres. Se o preço de um calçado no mercado apontar para aproximadamente R$ 600,00, mas, os preços estiverem um pouco menores em lojas confiáveis, e digo aqui que nem todas são confiáveis, apesar de parecerem, então se pode adquirir o produto nestas lojas de confiança.

Já existem lojas em São Paulo, em outros estados ainda não sei, oferecendo estes calçados a preços muito menores, sem nenhum motivo explícito para serem vendidos mais baratos.

Dois alunos meus compraram calçados de mesmo lançamento, tiveram dores nos pés e depois de eliminarem os referidos, a dor passou.

Verifique se o calçado não está apertando em algum ponto do seu pé. Se eles não são desconfortáveis, e observe se após os treinos seus pés encontram-se saudáveis.

Aproveitando, os cadarços devem acolher sutilmente seus pés, sem a necessidade de apertos ou demasiadas sobras de cadarço nas laterais dos mesmos. Este conceito de calçar bem é conhecido pelos atletas e deve ser encarado como necessariamente importante, tal qual o treinamento. Cadarços apertados ajustando os pés aos calçados e vice-versa não é interessante, principalmente, por que não se deve depender de tênis apertado para se obter uma ótima corrida.

As últimas pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo apontam para algumas evidências no uso de calçados para a corrida:

Para o caso especifico, que os tênis, diferentemente do que recomendávamos antes, podem e devem ser utilizados além dos costumeiros 600 km de treino. Parece que o estado, apropriadamente adaptado aos pés, demonstra maior afinidade dos pés com os calçados, então, é melhor utilizar o calçado mais velhinho, que seus pés já reconhecem facilmente, e que proporciona menor atrito com relação ao solo. Questões como estas, quando levadas em consideração, deverão aprimorar as questões de impacto do seu corpo com o solo e a harmonia de tênis/pé, pé/tênis.

No mais, calce os tênis antes, na loja, e aproveite para permanecer um pouco mais de tempo, até que tenha dado para perceber que os mesmos não apertam, não incomodam, não oferecem qualquer tipo de atrito com partes de seus pés.

Em meu livro, A Construção do Corredor, recomendo que ao comprar os referidos calçados, pense antes e vá a uma loja ao final do dia ou em dias mais quentes, que será quando seus pés estarão mais alargados pelo inchaço natural. Desta forma, seus calçados serão outros, e não aqueles que escolheu pelas primeiras horas da manhã ou num dia de frio.

Algumas lojas oferecem a possibilidade de correr em uma esteira, e nesta situação ficará muito fácil experimentar o calçado dos seus pés, ou melhor, dos seus sonhos.

Olhe, experimente, reconheça e adquira.

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor