Alemanha fecha investigação contra Jan Ulrich

Atualizado em 14 de abril de 2008
Mais em

Por Thays Biasetti

A promotoria de Bonn, cidade alemã, fechou o processo contra o ex-ciclista Jan Ulrich depois que o atleta pagou uma multa que será doada para instituições de caridade. O valor não foi divulgado, mas fica entre 100 mil e 1 milhão de euros. “A promotoria de Bonn decidiu, com a concordância da sétima câmara de acusação de Bonn, abandonar o processo por suspeitas de fraude (doping) contra Jan Ullrich em virtude do parágrafo 153 do código penal alemão”, afirma um comunicado.

Ulrich era acusado desde julho de 2006 por seu empregador, a T-Mobile, que o demitiu na mesma época, por denúncia de fraude por causa de suspeita de doping. O ex-ciclista comentou que o pagamento da dívida não é admissão do crime. “O pagamento desta multa não é um reconhecimento de culpa. Isto permite libertar minha família da pressão ligada a este processo”, disse.

Com o acordo feito pela promotoria, Ulrich não é considerado culpado. Na Alemanha, não existe crime de doping na constituição. Desde 2006, Ulrich nega qualquer envolvimento em doping. O atleta ainda é investigado pelo Comitê Olímpico Suíço, país do empregador, que controla os processos de doping na Suíça.