Alegria e comprometimento

Atualizado em 07 de dezembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Estreante no WorldTour, a equipe Omega Pharma-QuickStep inovou e promoveu uma gincana para estimular o grupo de ciclistas para a temporada 2012. Os atletas e membros da comissão técnica se reuniram em um parque situada no cidade de Mol (Bélgica), onde foram realizadas diversas atividades em prol do grupo. No final da gincana, a equipe liderada pelo irlandês Matt Brammeier venceu.

“Somos todos vencedores. Toda a equipe mostrou estar muito unida, adaptada e esforçada. Passamos dois dias juntos, por algumas situações muito diferentes das vividas durante as provas e que nos proporcionaram coisas boas, como confiança e espírito de grupo, elementos fundamentais para uma equipe”, disse Tom Steels, técnico da equipe.

Neste segunda-feira, os testes começaram, com atividades que relacionavam força e coordenação. Já na terça-feira, além dos exercícios físicos – onde o grupo sempre foi mais relevante que o individual -, os atletas tiveram cursos técnicos. À noite, todos foram divididos em oito grupos e percorreram cerca de 20 km, em uma caça ao tesouro em bicicletas. Por fim, nesta quarta pela manhã, a programação foi traçada para testar o raciocínio e capacidade organizacional dos presentes.

“Tivemos uma experiência muito rica”, disse Tom Boonen, que estava sempre entre os participantes mais ativos no programa. “Passamos um grande tempo trabalhando juntos, ajudando uns aos outros e, às vezes, criando estratégias para encontrar a melhor maneira de superar os obstáculos encontrados pelo caminho. Havia uma combinação vencedora de atletas e funcionários e agora eu consigo entender melhor os meus companheiros de equipe. Isto me ajudará a saber como reagir em situações adversas e eu acho que ajudará a eles também. Definitivamente estamos nos aproximando da temporada de 2012 com um fantástico espírito de equipe”, comemorou Boonen.

Motivado com a atividade proposta, Steels festejou o projeto. “Atingimos as metas que propusemos a nós mesmos. Todos trabalharam duro e passamos muito bem este tempo juntos. Nos ajudamos e nos desafiamos de uma maneira saudável e amistosa. Com certeza agora temos uma ideia mais clara sobre os pontos que o time precisa trabalhar mais a partir de agora.”