Alberto Contador livre das acusações de doping

Atualizado em 15 de fevereiro de 2011
Mais em

O ciclista espanhol Alberto Contador está livre da acusação de doping, de acordo com declaração de seu advogado à imprensa nesta terça-feira, que afirmou que o tricampeão do Tour de France não sofrerá punição pela Federação Espanhola de Ciclismo para a acusação de uso indevido da substância clenbuterol.

“Nós podemos confirmar o fim do processo. Alberto já pode participar de provas e a justiça foi feita”, disse seu advogado Andy Ramos. O ciclista deve voltar às provas provavelmente ainda nesta semana, no Tour de Algarve. A União Ciclística Internacional (UCI) e a Agência Internacional Antidoping podem recorrer da decisão. 

A substância clenbuterol, proibida pela agência antidoping, foi encontrada em pequena porcentagem na amostra de urina do ciclista colhida num dia de descanso no último Tour de France, no dia 21 de julho, em prova vencida pelo espanhol. Na época, Contador alegou que o resultado adverso era por conta de uma carne contaminada que havia ingerido.

Depois de abrir processo e suspender preventivamente o ciclista, a UCI encaminhou a decisão para a Federação Espanhola de Ciclismo.
Com o resultado anunciado por seu advogado, Contador mantem seu título do Tour de France 2010 e pode tentar seu quarto título este ano na prova francesa. 

Durante a última semana, a imprensa espanhola “adiantou” a decisão da Federação Espanhola de livrar Contador das acusações, o que fez a entidade publicar uma nota em seu site sobre as matérias publicadas na mídia. Com relação à decisão sobre Contador nenhum comentário oficial ainda foi feito pela Federação. No embalo das discussões geradas, até o primeiro ministro espanhol, José Luis Rodrígues Zapatero, publicou em seu Twitter que “não havia bases legais para punir Contador”.