Alberto Contador assume a liderança do Tour

Atualizado em 19 de julho de 2009
Mais em

A expectativa do público geral era que o ciclista espanhol Alberto Contador impressionasse nesta 15ª etapa do Tour de France, disputada neste domingo, com o trecho de montanha nos Alpes, e foi exatamente o que ele fez.

Contador ultrapassou seus rivais na subida final, em um impressionante ataque. O resultado foi a conquista da camisa amarela e a ponta na classificação geral do Tour de France 2009, colocando a Astana em primeiro, equipe que também conta com o sete vezes campeão do Tour, Lance Armstrong, segundo colocado na disputa, com uma diferença de 1’37” para seu companheiro de time. 

Esta 15ª etapa marcou a volta às montanhas, com percurso de 207,5 km entre a cidade francesa de Pontarlier e a suíça Verbier, com seis categorias de subidas. A prova começou com o então líder da classificação de montanha, Pellizotti (Liquigas), liderando o pelotão e o primeiro ataque do dia veio de Chavanel (QST), no km 13. No km 41 oito ciclistas “escaparam”, entre eles Cancellara e Pellizotti, alcançados no km 49 por mais quatro ciclistas – Hesjedal (GRM), Kern (COF), Moinard (COF) and Spilak (LAM). A velocidade média nesta primeira hora de prova foi de 48.2 km/h. Contador assumiu a liderança apenas 6 km do final, administrando as escadas e seguindo rumo a vitória. Andy Schleck foi o único ciclista que ainda tentou alcançar Contador.

Lance Armstrong, vice-líder, disse estar ciente que Contador é o melhor atleta na corrida. “Eu acho que ele tirou poder de alguns ciclistas e surpreendeu outros. Ainda há vários dias difíceis pela frente, mas Alberto mostrou que ele é o melhor. Eu não sou bobo, eu já estive nesta posição e quando você mostra que é o melhor, a única coisa que os outros podem fazer é respeitar e honrar isto”, disse Armstrong. 

Tom Boonen abandona a prova – O ciclista da equipe Quick Step e um dos destaques da competição, Tom Boonen abandonou a disputa neste domingo alegando motivos de saúde. Tom, atual campeão do Tour Paris-Roubaix, não largou neste domingo por ter passado a noite com febre e vômito. 

Esta segunda-feira será de descanso para os atletas da competição. A disputa retorna na terça-feira com a etapa de montanha de 159 km entre Martigny e Bourg-Saint-Maurice. 

Classificação geral do Tour

1- Alberto Contador
2- Lance Armstrong, a 1’37″
3- Bradley Wiggins, a 1’46″
4- Andreas Kloden, a 2’17
5- Andy Schleck, a 2’26″

Próximas Etapas:
Dia 21 – 16ª Etapa (montanha) – Martigny até Bourg-Saint-Maurice, 159 km 
Dia 22 – 17ª Etapa (montanha) – Bourg-Saint-Maurice até Le Grand-Bornand, 169.5 km 
Dia 23 – 18ª Etapa (contra-relógio individual) – Annecy até Annecy, 40.5 km 
Dia 24 – 19ª Etapa (plana) – Bourgoin-Jallieu até Aubenas, 178 km 
Dia 25 – 20ª Etapa (montanha) – Montélimar até Mont Ventoux, 167 km 
Dia 26 – 21ª Etapa (plana) – Montereau-Fault-Yonne até Paris Champs-Élysées, 164 k