Agito no planalto

Atualizado em 31 de maio de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Cerca de seis mil corredores participaram da etapa de Brasília da Fila Night Run, que foi realizada na noite do último sábado, dia 30 de maio, e contou com percursos de 5 km e 10 km. Esta foi a primeira vez que a corrida foi realizada na capital federal, e a arena montada na Esplanada dos Ministérios agitou a noite da cidade.

“A prova parecia uma grande festa. Tinha bastante gente e todo mundo estava muito animado”, disse Renata Guedes Neves, 27 anos, produtora de eventos. “A corrida teve um astral muito legal. O pessoal esta animado e a música permitiu um clima diferente”, concordou Anderson Fraga Costa, 43, cabeleireiro.

“As atrações da arena e o show foram bem legais. O pessoal estava entusiasmado e o clima da prova foi muito bom, com todo mundo rindo e conversando antes da largada. Também gostei dos trechos com música ao longo do percurso”, afirmou a cientista política Tatiana Oliveira, 31.

A temperatura agradável da noite brasiliense também mereceu destaque dos corredores, que chegaram a ficar assustados com o frio que havia feito nos dias que precederam a corrida.

“Fez muito frio nos últimos dias e todo mundo me alertou para levar casaco. Mas, no sábado a noite estava agradável e a temperatura muito boa para correr. O tempo ajudou bastante”, diz Renata. “O clima é diferente em uma prova noturna. Estava fresco, mas não fez frio. Este horário é muito bom para correr”, completou Tatiana.

Igual, mas diferente
Apesar da Esplanada dos Ministérios ser um palco comum para a realização de corridas de rua em Brasília, o local, e a própria cidade, não costuma receber provas noturnas, e isto foi citado pelos participantes.

“Já conhecia o percurso, mas achei que deviam ser realizadas mais provas noturnas, pois a proposta é bem interessante. Principalmente agora com a chegada do inverno e do tempo mais seco. Nesta época do ano, as condições climáticas para correr de noite favorecem muito”, destacou Fabio Santos de Souza, 33, servidor público. “A organização da corrida estava muito boa e o kit foi de qualidade. Só acho que dá próxima vez a camiseta pode ser branca, porque dá um destaque maior no escuro”, sugeriu Souza.

“O fato da corrida ser noturna atraiu um pessoal diferente, que nunca correu antes. Isto é bom porque incentiva novas pessoas a praticarem o esporte”, destacou Costa.

Elite
Na briga entre os atletas de elite, a vitória dos 10 km ficou com Israel Barbosa de Deus, que cruzou a linha de chegada em 31min23s. Ele teve ao seu lado do pódio Paulo Braz da Silva (31min58s) e José Rocha Garcia (32min40s). Na disputa feminina, o primeiro lugar ficou com Odineide Felix de Amorim, com 37min20s. Ela foi seguida por Regina Gomes da Silva (41min02s) e Mirela Albrecht (41min57s).

Nos 5 km, o mais rápido entre os homens foi Flavio Guimarães, com 15min21s. O segundo lugar ficou com Luis Felipe Barboza (15min27s) e Rubens Garbis da Costa terminou em terceiro (15min53s). Entre as mulheres, a vitória ficou com Alessandra Passos da Costa (19min13s), que teve ao seu lado no pódio Elizabeth Rodrigues (19min44s) e Francisca Oliveira Santos (21min13s).

Fotos: Felipe Câmera

:: Fila Night Run – Brasília
Data: 30 de maio de 2009
Horário: 20h
Percurso: 5 km e 10 km
Temperatura: 17ºC (média)
Participantes: 6 mil
Premiação: Troféu para os três primeiros colocados e medalhas para todos os concluintes
Vencedores
Masculino – 10 km
1º – Israel Barbosa de Deus – 31min23s.
2º – Paulo Braz da Silva – 31min58s)
3º – José Rocha Garcia – 32min40s

Feminino – 10 km
1º – Odineide Felix de Amorim – 37min20s.
2º – Regina Gomes da Silva – 41min02s
3º – Mirela Albrecht – 41min57s

Masculino – 5 km
1º – Flavio Guimarães – 15min21s
2º – Luis Felipe Barboza – 15min27s
3º – Rubens Garbis da Costa – 15min53s

Feminino – 5 km
1º – Alessandra Passos da Costa – 19min13s
2º – Elizabeth Rodrigues – 19min44s
3º – Francisca Oliveira Santos – 21min13s